Brinquedos inspirados nos eletrodomésticos de hoje e nas comidinhas ajudam as crianças a vivenciar, de forma lúdica e com criatividade, o mundo da culinária
Maio é o mês em que se comemora o Dia da Cozinheira (dia 10) e o Dia do Chef (dia 13), pessoas com o dom de transformar os alimentos em pratos de dar água na boca. A habilidade e o gosto pela cozinha muitas vezes são despertados por brincadeira, geralmente reproduzindo situações do cotidiano ao lado da avó, mãe ou do pai em casa; ou ainda, vendo a maestria dos chefs em realities ou programas de culinária. Aliás, com o ‘boom’ da gastronomia, brincar de cozinhar voltou a ser uma diversão para crianças de hoje, de todos os gêneros e camadas sociais.
nubin
Tanto que, para a Zucatoys – indústria paulista de brinquedos feitos para dar asas à imaginação das crianças – apesar do avanço dos games e brinquedos eletrônicos, os kits de panelinhas, jogos de chá e demais itens culinários ainda são os campeões de venda. Líder em brinquedos do gênero, a empresa desenvolveu kits inspirados nos eletrodomésticos modernos, acompanhados ou não de utensílios, pratos e talheres. Tem até forno e geladeira que abrem a porta de verdade, legumes, comidinhas, doces e lata de refrigerante em miniaturas.
Entre os destaques da marca está a linha Chef Kids que conta com liquidificador, batedeira, micro-ondas, cafeteira, air fryer, cooktop, além da geladeira e forno com espaço para colocar comidinhas. Alguns kits vêm com panelas e frigideiras com tampa, formas de bolo e pudim, potes para mantimentos, espátula e assadeira. Há ainda doces, embalagens de cookies, frango assado, suco em caixinha e cupcake de brinquedo para servir aos amiguinhos.
A ideia, segundo Renato Pereira, CEO da empresa, é para alimentar a criatividade dos pequenos e ajudá-los a vivenciar de forma lúdica e democrática o universo da gastronomia e se sentirem como verdadeiros cozinheiros ou donos de restaurantes, hamburguerias e cafés. “É brinquedo que reúne amigos, criando interação na hora de servir o lanchinho ou comidinha e na brincadeira de competição culinária, estimulando a criatividade na hora de preparar o prato ou cardápio”, conclui.