Os consumidores podem identificar pela cor da embalagem o tipo de produto, selo e QR Code que refletem o compromisso da marca com o meio ambiente
Um bom ingrediente culinário chama atenção pelos olhos, paladar e
procedência. Por isso, a Robinson Crusoe do Brasil – empresa pertencente ao
grupo espanhol Jealsa – acaba de renovar o layout do seu portfólio
diversificado e diferenciado de sardinha e atum em lata, produzidos com
pescados frescos, extraídos dos mares brasileiros por pesca tradicional à vara,
método sustentável que não impacta na população de peixes.
O projeto de rebranding da marca foi desenvolvido pela agência
Dlamata, da Espanha, para a matriz Jealsa Rianxeira, com o objetivo de promover
uma comunicação visual moderna para conectar-se com os consumidores e
varejistas, além de posicionar a marca como aquela que leva para a mesa
pescados em conserva, ricos em nutrientes, preparados de forma quase artesanal,
com cuidados minuciosos, tanto na pesca quanto no processamento. “As novas
embalagens foram criadas para destacar, de forma visualmente atraente, a
qualidade e sustentabilidade da nossa linha de produtos, tornando a escolha
mais fácil e inspirando os consumidores a explorar as inúmeras possibilidades
de uso”, afirma Juliana Antunes, gerente de trade e marketing da empresa no
Brasil.
Pautada nos pilares “Qualidade, Sustentabilidade e Confiança”, a
nova comunicação visual da Robinson Crusoe recebeu uma adaptação para o mercado
brasileiro. A logomarca foi modernizada, com traços mais simplificados e
levemente inclinada, em tom de azul marinho, para dar mais visibilidade ao
produto. Contrastando com o logo, as cores vibrantes e amadeiradas da lata
transmitem leveza e bem-estar no dia a dia, e servem para identificar cada tipo
de produto. As embalagens em tons de azul estão associadas ao atum sólido em
óleo e água, enquanto as latas em tom de verde identificam atum em pedaços e as
latas vermelhas são para sardinha e atum em molho de tomate.
Todas as embalagens, assim como rege a nova legislação, trazem
informações nutricionais de forma clara, além do contato do SAC e o selo BDK,
concedido para produtos Kosher, avaliados por rabinos, que seguem os princípios
alimentares do Torá.
Os consumidores ainda podem identificar na nova lata o selo
Dolphin Safe, atestando que a empresa adota práticas e pescas de atum sem
apresentar riscos aos golfinhos e outras vidas marinhas, e um QR Code, que dá
acesso ao link do ecossistema do bem We Sea, um programa do Jealsa, que reforça
e norteia o compromisso com o meio ambiente.
Com o rebranding, a expectativa da Robinson Crusoe é dar maior
visibilidade ao portfólio e atrair a atenção dos consumidores, traduzindo nas
embalagens os diferenciais do produto, como baixo índice de gordura saturada,
sabor e leveza e a pesca com vara. A remodelação da embalagem será apoiada com
divulgação nas redes sociais e material de ponto de venda, que, no Brasil, está
sendo desenvolvida e aplicada pela agência 365 Full.
Sobre Robinson Crusoe
Empresa do grupo espanhol Jealsa Rianxeira, que tem mais de 50
anos na fabricação e comercialização de pescados em conserva e mariscos de alta
qualidade em todo mundo, está presente no Brasil desde 2010. A fábrica
brasileira, instalada em São Gonçalo do Amarante, no Ceará, processa mais de 35
mil latas de atum e 50 mil de sardinhas por hora. Os pescados são extraídos
pelo método tradicional à vara, em parceria com as associações de pescadores
locais. Saiba mais no site da marca.