(11) 99753-7360 | (11) 98315-7159

AGRO-COMERCIAL AFUBRA ZERA DESPESAS COM REPARO DE BATERIAS DE EMPILHADEIRAS NAS OPERAÇÕES LOGÍSTICAS

Com o uso de carregadores inteligentes, a rede varejista voltada para produtores e comunidade rural ainda obteve economia de 10% nos custos operacionais

Uma recarga correta da bateria tracionária, além de evitar danos ao equipamento, pode reduzir os custos operacionais e até aumentar a produtividade das operações logísticas. No caso da Agro-Comercial Afubra, o sistema de recarga inteligente, com melhor controle no fornecimento da corrente elétrica, está ajudando a otimizar o investimento na modernização da frota. A empresa substituiu empilhadeiras movidas a gás liquefeito de petróleo (GLP) por modelos elétricos, o que tornou as operações de suas máquinas mais eficientes e, principalmente, diminuiu significativamente as despesas com manutenção e subst ituição de baterias.


A Afubra renovou as estações de carga de empilhadeiras com 38 carregadores Fronius Selectiva 4.0 e Plus, que abastecem uma frota de 53 empilhadeiras de baterias de chumbo-ácido de 24V, 48V e 80V, instaladas nos dois centros de distribuição e em quase toda a rede de 28 lojas distribuídas no Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
De acordo com Marco Antonio Werner, gerente de logística da Afubra, a escolha da tecnologia foi pautada na relação custo-benefício. “Encontramos nos recursos dos carregadores Fronius uma oportunidade de aumentar a vida útil das nossas baterias, reduzir as despesas em reparos e consumo de energia, além de melhorar a autonomia e o desempenho das empilhadeiras”, afirma.


O executivo destaca como diferencial dos equipamentos da Fronius, o sistema RI, de recarga inteligente exclusivo da marca, que faz uma pré-análise do nível de carga e da temperatura da bateria e executa a recarga de acordo com as condições internas do equipamento. “Com isso temos uma carga mais eficiente e sem aquecimento indevido, aumentando os ciclos de carga da bateria e, consequentemente, a durabilidade do equipamento”, explica Werner.


Um dos principais resultados proporcionados pela recarga sob medida e controlada do sistema da Fronius é a redução significativa das despesas com a manutenção e aquisição de novas baterias, que já chegaram a custar para empresa cerca de 100 mil reais. “Desde que começamos a usar os carregadores Selectiva, em 2018, não tivemos nenhuma manutenção nos elementos das baterias e dos módulos eletrônicos, nem mesmo a substituição dos equipamentos, o que já é um grande ganho”, ressalta o executivo. 


Melhoria na produtividade – O sistema inteligente de recarga proporcionou ainda maior autonomia das baterias, aumentando o desempenho dos equipamentos elétricos, e mais velocidade nas operações para executar carga e descarga de mais de 500 mil itens, entre insumos agrícolas, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, ferramentas, ração animal, entre outros, comercializados pelas lojas da Afubra e pela loja virtual, que atende as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Como as empilhadeiras permanecem rodando por mais tempo, “reduzimos a quantidade de troca de equipamentos, temos menos investimento em aquisição de veículos e, em alguns casos, não são mais necessárias baterias reserva”, diz Werner.
Com a redução de despesas e a necessidade de menos investimento na frota de empilhadeiras elétricas proporcionados pelo sistema de carregamento de bateria da Fronius, o custo operacional da rede Afubra também teve queda. “Reduzimos os custos gerais da operação logística em 10%”, conclui Werner.


Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on reddit
Share on vk
Share on tumblr
Share on mix
Share on pocket
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Mais postagens