A ação da Ever Green demonstra a preocupação da empresa com a questão da pobreza menstrual no Brasil que atinge mais de 50% das mulheres brasileiras em fase de reprodução
No Brasil, estima-se que 52% das mulheres em fase de reprodução são afetadas pela pobreza menstrual, segundo levantamento do Instituto Locomotiva divulgado em 2022. E mais de 4 milhões de adolescentes não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais, principalmente aos absorventes, segundo os dados da Unicef (Fundo das Nações Unidas para Infância) e da UNFPA (Fundo da População das Nações Unidas).
Para marcar o Dia Internacional da Dignidade Menstrual, celebrado em 28 de maio, a Ever Green, uma das principais indústrias brasileiras de produtos descartáveis para cuidados pessoais, detentora das marcas Modess, Naturalmente e Definity, distribuiu absorventes gratuitamente para a população carente através da Prefeitura de Maracanaú, Ceará.
A unidade fabril da Ever Green em Maracanaú, que conta com incentivos do Governo do Ceara através da ADECE, entregou para o município de Maracanaú 120 mil absorventes Naturalmente, uma das marcas mais vendidas do país, que vão beneficiar as mulheres de comunidades carentes da região.
“A iniciativa da Ever Green demonstra a preocupação com a questão da pobreza menstrual no país, e está alinhada com a missão da empresa, que foi criada para democratizar o uso de descartáveis higiênicos com produtos de qualidade a preços acessíveis para a população”, afirma Amauri Hong, diretor executivo da Ever Green.
Estudo da Unicef revela que a pobreza menstrual tem forte impacto na saúde da mulher, que acaba contraindo infecções vaginal e no aparelho reprodutor ao substituir absorvente por itens como toalhas, panos, papel higiênicos e jornais, que são mais suscetíveis de contaminação bacteriana. E no caso das adolescentes, a falta de acesso a produtos de higiene pessoal também causa constrangimento que afeta no desempenho escolar, e consequentemente limita as oportunidades de desenvolvimento profissional.
Estiveram presentes na sessão solene de entregas as seguintes pessoas:
Prefeito de Maracanaú: Roberto Pessoa
Deputado Estadual: Firmo Camurça
Secretário do Trabalho: Júnior Gadelha
Secretário de Infraestrutura: Raphael Pessoa
Gerente do Sine Municipal: Socorro Rodrigues
Coordenadora de Captação do Sine Municipal: Ana Sampaio
Coordenadora do Banco de Talentos do Sine Municipal: Ana Paula Gomes
Secretaria executiva da SASC: Glauciane Viana
Secretário de Educação: George Valentim
Secretário de Comunicação: Erivelton Sousa
Secretário da SASC: Chico Barbeiro
•Helinho Tavares, do sasc
•Cirlane Cruz: Diretora da Sasc
Representante do cras Timbo: Cleide
Cras Colônia Antônio Justa: Ana Paula Freitas
Presidente do Conselho da Mulher: Kelma Freitas