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DIA DAS MÃES E DIA DOS NAMORADOS: AÇÕES NOS PDVS PARA ENCANTAR OS DECISORES DE COMPRA

Especialista em trade marketing da C2C Close to Consumer dá dicas de como aproveitar o movimento das datas comemorativas para ativar a marca

Neste ano, o Mês das Mães será marcado pela volta dos consumidores ao varejo, e com eles, a retomada das ações promocionais nos pontos de venda (PDVs) para ativar as marcas e estimular as decisões de compra. “Muitas marcas que adiaram o trabalho com promotores em 2021 estão voltando a investir em ações presenciais neste ano, porém com um olhar mais atento para os consumidores”, afirma Julio Bastos, Head da C2C – Close to Consumer, divisão especializada em terceirização de equipes de venda e trade marketing da Gi Group Holding do Brasil, gigante em soluções para o mercado de trabalho.

A C2C registrou neste ano um aumento de 78% em ações de trade marketing para a segunda data mais forte do comércio. “O mercado está tão voltado ao presencial novamente, que muitas marcas no Brasil e no exterior resolveram segurar lançamentos e colocar as ações nas lojas para aproveitar o movimento do período. E isso deve se repetir no Dia dos Namorados e outras datas comemorativas”, afirma Bastos.

Segundo o executivo, as ações deste ano têm características similares às da pré-pandemia, mas há uma preocupação maior de encantar e gerar experiências diferenciadas para o decisor de compra, ou seja, pessoas que vão presentear as mães, sogras, esposas.

Assim, além das degustações de produtos, distribuição de brindes, vouchers etc, uma das principais táticas para atrair e encantar o shopper neste ano são as ações de recompra, que vão desde sorteio de um carro ou outro prêmio para quem fizer compras acima de um determinado valor ou quantidade de produtos até os cashbacks, em que o consumidor que adquirir um determinado item ganha pontos que são revertidos em vouchers ou desconto para próxima compra.

O cashback, de acordo com Bastos, é uma tendência que ganha força porque não só estimula o cliente a voltar à loja como também o consumidor tende a complementar o valor na próxima compra, gerando movimento contínuo na venda.

O executivo da C2C pontua outras estratégias que podem ser usadas nos PDVs para impulsionar as vendas nas datas comemorativas:

1-Foque na exposição dos produtos nos PDVs, fazendo com que o consumidor consiga enxergar os principais itens da loja sem ter tanto trabalho de procurar.

2-Trabalhe fortemente no cross merchandising de produtos. Deixe os itens que se complementam em locais bem visíveis para o consumidor. Isso faz com que, no momento de compra, ele acabe escolhendo mais de um produto para serem usados em conjunto.

3-Quanto mais experiência for proporcionada no PDV melhor será a percepção do consumidor. Isso vai desde uma ação por meio de um sistema de autoatendimento à realidade virtual, em que a pessoa possa se ver em uma roupa da marca tanto na loja física como no e-commerce. Isso vai gerar uma experiência diferenciada ao consumidor, que poderá decidir a compra mais rapidamente.

4-Coloque no caminho do shopper elementos que despertem a interatividade, que vai desde um totem ou display, que pode ser uma tela programada apresentando os benefícios de um produto, as suas características e diferenciais, para apoiar no momento de decisão de compra.

5-Opte por ações simples e ágeis em que o público não precise fazer força ou ler um FAQ, para entender a mecânica da promoção e consiga participar.

“Estamos em um momento em que o consumidor é um microinfluenciador. Assim, sai na frente os que transformam a ação em experiência positiva para o shopper, que vai fotografar e postar a compra nas redes sociais gerando visibilidade do produto e da marca”, conclui Bastos.

Sobre a Gi Group Holding: Fundada em 1998 em Milão, Itália, a Gi Group Holding é uma das principais prestadoras de serviços voltados à evolução do mercado de trabalho no mundo. Por meio de um ecossistema de soluções para RH e terceirização de serviços gerenciados que conta com seis divisões globais (Gi Group, Gi BPO, Wyser, Grafton, Intoo e Tack TMI) e duas locais (Gi Group Horeca e C2C), o grupo possui uma oferta integrada para empresas de todos os segmentos. A Gi Group Holding trabalha para promover um mercado sustentável, ágil, eficiente e gratificante para empresas e profissionais, atendendo às suas necessidades em constante transformação. A companhia possui mais de 6.000 funcionários e, graças à sua presença direta e às suas parcerias estratégicas, está presente em mais de 100 países na Europa, APAC, Américas e África. Prestando serviços a mais de 20mil clientes e com faturamento de 3,3 bilhões de euros (2021), a Gi Group Holding é a 5ª maior empresa europeia de recrutamento & seleção e a 16ª em todo o mundo, de acordo com a SIA – Staffing Industry Analysts. No Brasil, a Gi Group Holding possui 21 filiais e atua em todo o território nacional.

Saiba mais em no site da companhia.

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