Com projeção de crescimento de cerca de 90% na receita para 2024, a empresa coloca em prática a sua estratégia para atender à demanda gerada pela revisão da RDC 327/19
Ser reconhecida como referência em
produtos que combinam ciência e natureza para promover saúde e bem-estar, é o
objetivo da Endogen, healthtech especializada em produtos de nutrição
clínica e cannabis medicinal. E para conquistar cada vez mais espaço nesse
mercado, que já movimenta cerca de 1 bilhão de reais no Brasil – segundo levantamento
da Kaya Mind, empresa especializada em inteligência de mercado –, a startup se
prepara para intensificar os investimentos em pesquisa e desenvolvimento,
ampliação do portfólio de produtos e na otimização da estrutura de
distribuição, sobretudo para atender à demanda prevista com a revisão da
Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) 327/19, da Anvisa – Agência Nacional de
Vigilância Sanitária.
Fundada em janeiro de 2020, a Endogen foi criada a partir da iniciativa de grandes executivos de diferentes áreas da saúde: Lukas Fischer (fundador da indústria farmacêutica Zion Medpharma), Dr. Claudio Lottenberg (presidente do Conselho da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein), Dr. Dirceu Barbano (ex-diretor da Anvisa) e Dr. Luis Otavio Caboclo (professor assistente de neurologia da Faculdade Israelita Albert Einstein). O conselho diretor conta ainda com Daniel Tiraboshi (diretor da Flora Cosméticos), Dr. Luiz Salomão e Dr. Paulo Zoppi (sócios fundadores da rede de laboratório de análises clínicas, Salomão & Zoppi).
Em quatro anos, a Endogen já alcançou crescimento de aproximadamente 600%. A projeção da empresa para 2024 é crescer 90% em comparação a 2023, e mais 50% em 2025. Como parte da sua estratégia para sair na frente no mercado, a Endogen anunciou o desenvolvimento de produtos inovadores com insumo farmacêutico ativo (IFA) importado da Colômbia. Com alta concentração de canabinoides, o extrato cru colombiano possibilitará a diversificação do portfólio com soluções cientificamente comprovadas e a preços mais acessíveis.
A produção das primeiras linhas de cannabis medicinal com IFA da Colômbia terá início em 2025, em parceria com Cellera Pharma. A fabricação 100% brasileira tem como vantagem maior redução de custo e controle de qualidade mais eficiente em toda cadeia, visando atender os critérios da Anvisa. “A partir da cannabis colombiana, podemos desenvolver e fabricar produtos de maior valor agregado a um custo oito vezes menor do que o da Suíça, país de onde temos importado o produto final. Isso vai garantir à Endogen maior competitividade no mercado de cannabis medicinal brasileiro”, afirma Lukas Fischer, CEO da Endogen.
Mercado em expectativa – Publicada em 2019, a RDC 327 da Anvisa foi formulada em caráter
transitório, com vigência de cinco anos, para atender à demanda crescente de
pacientes que precisam de tratamentos com canabidiol. A revisão, tão esperada
pelo mercado, pode não só manter a concessão de autorização sanitária para
fabricação, importação e comercialização, bem como prescrição, monitoramento e
fiscalização de produtos de canabinoides para uso terapêutico via oral, como
também deve incluir na lista produtos de cannabis medicinal de uso tópico,
nasal e inalatório.
A nova edição da RDC 327/2019 traz ainda a possibilidade de processar o canabidiol (CBD) de forma isolada em farmácias de manipulação, bem como a autorização de emissão de prescrição via digital de produtos que contêm até 0,2% de THC, para facilitar o acesso dos pacientes, o que ainda não é possível atualmente.
A mudança na regulamentação da Anvisa
pode ser o elemento impulsionador para a Endogen se consolidar como uma
referência no mercado de cannabis medicinal. O objetivo da empresa é oferecer,
nos próximos dois anos, a maior linha de produtos de cannabis medicinal e
nutrição clínica com o melhor custo-benefício disponível nas farmácias
brasileiras. Além disso, a Endogen planeja expandir para novos segmentos e
diversificar seu portfólio, aproveitando as oportunidades de comercialização de
produtos de outras categorias, previstas na revisão da RDC 327/19.
Pilares de crescimento – Além da ampliação do portfólio, com diversos lançamentos programados ainda para este ano na área de nutrição clínica, a estratégia de crescimento da Endogen também está apoiada no fortalecimento da cadeia de distribuição.
Para suportar essa expansão, a empresa firmou uma parceria com a Abrafarma (Associação Brasileira de Farmácias), que conta com mais de 12 mil estabelecimentos associados, representando 65% do market share no varejo farmacêutico nas grandes capitais brasileiras. Atualmente, os produtos da Endogen já estão disponíveis nas principais redes de farmácias e drogarias associadas à Abrafarma.
Para atender à crescente demanda por produtos de cannabis, a empresa está investindo em ferramentas digitais que facilitam o acesso aos medicamentos e promovem o conhecimento sobre os benefícios da terapia junto à classe médica. Recentemente, a empresa anunciou o lançamento de uma plataforma desenvolvida em parceria com a Cann Doc, onde os pacientes podem se cadastrar e obter descontos que variam de 10% a 30% – dependendo da rede credenciada – na linha de cannabis da marca, por meio de um programa de benefícios de medicamentos (PBM).
Além disso, a plataforma oferece um
sistema de geolocalização que permite ao usuário localizar a farmácia mais
próxima para adquirir os produtos ou encontrar médicos que utilizam a cannabis
em sua prática diária. Em uma segunda fase, outras funcionalidades serão
implementadas. O objetivo é oferecer conteúdos e soluções que ajudem os médicos
a proporcionar a seus pacientes um atendimento mais individualizado e baseado
em evidências.
A healthtech também está lançando, em
parceria com a Cannect, um ecossistema que visa facilitar o acesso ao
tratamento com cannabis medicinal, além de levar educação médica aos
prescritores. Neste canal, os pacientes poderão encontrar todos os produtos da
Endogen e ainda se comunicar com médicos que atuam em medicina integrativa.
Investimentos em pesquisa e
desenvolvimento também fazem parte das estratégias da Endogen para fornecer ao
mercado produtos de maior valor agregado que combinam canabinoides com
vitaminas, minerais e terpenos – bioativos que atuam de forma indireta no
sistema endocanabinoide, contribuindo para o equilíbrio interno dos órgãos,
sistemas e tecidos. “Esse enfoque trará um valor imensurável para nossa
empresa, possibilitando o desenvolvimento de produtos inovadores e com registro
de patentes”, conclui Lukas.