(11) 99753-7360 | (11) 98315-7159

FRONIUS DESENVOLVE NOVA TECNOLOGIA DE SENSOR DE BATERIAS DE CHUMBO ÁCIDO

O TagID monitora a temperatura, o nível de água e de carga das empilhadeiras e ainda configura os carregadores para promover um abastecimento seguro e com economia de energia

Em um centro logístico movimentado, o monitoramento e carregamento de energia das empilhadeiras podem acabar sendo descuidados. Pensando em otimizar o trabalho dos operadores da sala de carregamento de baterias e para evitar a falta de manutenção adequada, que com o tempo acaba comprometendo a vida útil dos equipamentos, a Fronius Perfect Charging, unidade da companhia austríaca especializada em soluções para carregadores de baterias de tração, desenvolveu o sensor TagID que, além de verificar em tempo real o nível de carga da bateria de chumbo-ácido, programa e aciona automaticamente o sistema de carregamento de acordo com as condições do acessório.

A ferramenta executa o trabalho que antes era feito manualmente, aumentando a eficiência do processo de carregamento, e com a vantagem de reduzir ainda mais o consumo de energia. “É um sistema inédito no Brasil, que trará controle e gestão nas baterias, que não tínhamos até então. Com o TagID nossos clientes terão, pela primeira vez, uma automatização em todo o processo de carga, evitando significativamente o manuseio incorreto da bateria. E esse processo de carregamento mais preciso e controlado resulta em aumento da vida útil das baterias e na produtividade dos seus equipamentos.”, afirma Bruno Caetano, consultor de vendas de Perfect Charging.

Carregamento de bateria com maior precisão

O novo sensor mede as diversas variáveis físicas das baterias de chumbo-ácido. Esses dados são repassados para os carregadores Selectiva 4.0, da Fronius, que executam o cálculo e a autoconfiguração da curva de carregamento, garantindo o fornecimento de energia com mais eficiência e maior precisão, de acordo com o nível de carga e o estado das baterias.

O aparelho detecta de antemão, por exemplo, se a bateria está profundamente descarregada e aciona automaticamente o processo de dessulfatação. Conta também com o recurso de circulação iônica automática, que sinaliza quando é preciso repor a água na bateria, ajudando a evitar a estratificação do ácido e danos no equipamento.

Os usuários também não precisam mais se preocupar com a temperatura do ambiente para programar o carregamento, já que o TagID conta com sensor que ajusta automaticamente o processo de carga à temperatura em que a bateria se encontra.

Outro destaque do TagID é a função Intelligent Equalizing Charge, que aciona o carregamento da bateria se realmente for necessário, reduzindo dessa forma o consumo de energia em até 4% e tornando o processo de carregamento das empilhadeiras mais sustentável.

O sensor TagID estará disponível no Brasil a partir de 2023. 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on reddit
Share on vk
Share on tumblr
Share on mix
Share on pocket
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Mais postagens