A multinacional austríaca apresenta sistemas de gestão e automação e ainda carregadores de íon-lítio com recursos inteligentes, que geram economia de 30% na conta de luz
A tecnologia da informação e a automação avançam nos centros de distribuição, inclusive na sala de carregamento de baterias, considerado o ‘coração’ da intralogística. A Fronius vai lançar sistemas de gestão de dados de recarga e de monitoramento em tempo real dos níveis de energia das baterias, que permitem aos operadores intralogísticos controlar com mais precisão o processo de abastecimento da frota de empilhadeiras e dos equipamentos intralogísticos e – o que é melhor – com economia de energia. O lançamento acontece durante a Intermodal South America 2023, que começa nesta terça (28), no São Paulo Expo, na capital paulista.
“Acreditamos que 2023 será o ano de virada de chave no mercado de tecnologia para intralogística, que estará mais focado em soluções do que equipamentos. O mundo digitalizado e muito mais conectado trouxe o que antes era impossível: gerenciar e disponibilizar dados dos equipamentos em tempo real voltados a sustentabilidade e eficiência energética, monitorados em rede e armazenados em nuvem”, afirma Mariana Kroker, diretora comercial da Perfect Charging, divisão da companhia austríaca especializada em soluções de carregamento de baterias de tra&cc edil;ão da Fronius do Brasil.
A aposta da Fronius, segundo a executiva, são as soluções de carregamentos inteligentes, sustentáveis e com conectividade, integrando as estações de carregamento com as baterias dos equipamentos via web e ainda com os inversores de usina de energia solar, o que gera uma redução significativa de consumo de eletricidade da rede pública. “São tecnologias que substituem a operação manual nas salas de bateria por dashboards com dados atualizados em tempo real, que servem de base para programar e executar um carregamento mais preciso e seguro, com eco nomia”, explica Mariana.
Processo gerenciado de carga de baterias – Um dos lançamentos da Fronius é o software Charge & Connect, de gestão de estações de carregamento de empilhadeiras, baseado em nuvem. Pelo painel de controle do seu computador ou dispositivo móvel, o operador pode visualizar de forma transparente e em tempo real os dados, como o nível de energia da bateria e o histórico de carregamento de cada veículo, criando uma infraestrutura de monitoramento digital.
A partir de diferentes funções de análise do sistema, é possível também adotar medidas para reduzir custos e aumentar o desempenho da estação de carregamento, gerenciando o tempo de parada e reduzindo o período de inatividade das empilhadeiras.
O sistema ainda conta com recurso que monitora e notifica em tempo real os períodos em que há picos de carga, assim como os valores mínimo e máximo das tarifas de energia nas últimas 24 horas, além da quantidade de energia consumida pelos carregadores. Com esses dados, o usuário pode adotar práticas de eficiência energética e aproveitar períodos em que a tarifa é mais barata.
Controle de abastecimento da frota – A empresa apresenta ainda o Load Balancing, módulo de gerenciamento de carga da plataforma Charge & Connect, que ajuda a aumentar a eficiência energética no processo de carregamento das baterias.
A ferramenta controla o processo de carregamento das baterias de chumbo-ácido, fornecendo energia na faixa de potência ideal e de maneira mais estável. Com esse recurso, é possível programar o horário do processo de carregamento, além d quantidade de veículos ou equipamentos necessários para o turno. A partir desses dados, o programa analisa em tempo real a situação das estações de carregamento, determina como carregar as baterias da frota com eficiência energética, equilibrando a curva de consumo de eletricidade do local.
Carregamento automatizado de bateria – Outra novidade da Fronius é o sensor TagID que, além de verificar em tempo real o nível de carga disponível da bateria de chumbo-ácido, programa e aciona automaticamente o carregamento de acordo com as condições do acessório.
A tecnologia, inédita no Brasil, promove maior controle das baterias e automação em todo processo de carga, evitando significativamente o manuseio incorreto, que podem danificar o acessório. O aparelho detecta de antemão, por exemplo, se a bateria está profundamente descarregada e aciona automaticamente o processo de dessulfatação. Conta também com o recurso de circulação iônica automática, que sinaliza quando é preciso repor a água na bateria, ajudando a evitar a estratificação do ácido e danos no equipamento.
Carregadores de baterias de Íon-Lítio – Complementando o portfólio de soluções sustentáveis para intralogística, a Fronius também vai destacar a linha de carregadores de íon lítio, a SelectION. Os carregadores contam com um protocolo de transmissão rápida e contínua e se comunicam com uma ampla variedade de baterias de ío n de lítio em altos níveis de segurança, dispensando qualquer configuração manual adicional. O resultado é um carregamento mais rápido e seguro, o que aumenta a vida útil dos equipamentos, além de gerar cerca de 30% de economia de energia.
Os carregadores SelectION vêm no modelo multivoltagem na faixa de 24V-80V, alimentação CA máxima, taxas de energia vantajosas, redução de formação de faíscas e manutenção da flutuação de tensão de -15% a +30%.
Todos os carregadores de bateria Fronius estão disponíveis em todo território nacional e vêm com cinco anos de garantia.