(11) 99753-7360 | (11) 98315-7159

IMPACTOS DA COVID 19 NO VAREJO E ESTRATÉGIAS PARA RETOMADA DO SETOR

Julio Bastos, gerente nacional de vendas da C2C, analisa comportamento do consumidor e projeta cenário pós-pandemia 

As compras on-line se tornaram comuns em tempos de pandemia e, consequentemente, o varejo foi impactado pela mudança de comportamento do consumidor. Para Julio Bastos, gerente de vendas da agência de marketing promocional, C2C-Close to Consumer (unidade de negócios da  Gi Group Brasil), o cliente se tornou ainda mais exigente. “O consumidor agora é objetivo em suas compras e a estratégia de comunicação, visibilidade, abastecimento e cross de produtos precisam acontecer de forma organizada e visual”, explica.

Desde o início da pandemia, os principais desafios do varejo foram melhorar a experiência do consumidor no ponto de venda, gerar visibilidade das marcas e criar cross de produtos. A tendência é que cada vez mais o consumidor inicie a interação no online e conclua no físico. “Essas possibilidades são o futuro e, para não perder espaço, a marca precisa estar alinhada tanto no físico como no digital buscando experiências para atender ao consumidor onde ele quiser”, argumenta Bastos.

Para o gerente de vendas, a retomada no varejo será forte porque é da cultura brasileira gostar de contato, brindes e ações de recompra com o apoio de promotores bem preparados com informações sobre os produtos e lojas organizadas com os itens bem posicionados. “O legado da pandemia é a exigência por agilidade, praticidade e rota de compras bem elaborada”, projeta Julio.

Em relação aos anos anteriores, o investimento em PDV foi retraído por conta de fechamento de estabelecimentos e restrições no acesso para ações, porém a verba foi melhor destinada e o consumidor pode usufruir de uma disputa das marcas com uma execução prática de loja de perfeita, que gere interesse ou até mesmo incentivo da compra.

“Para se manter em alta, a inovação e a tomada rápida de decisão são as peças-chave para o varejo. Facilitar a jornada de compra ao máximo, interatividade e cross de produtos é essencial”, finaliza Julio Bastos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on reddit
Share on vk
Share on tumblr
Share on mix
Share on pocket
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Mais postagens