Julio Bastos, gerente nacional de vendas da C2C, analisa comportamento do consumidor e projeta cenário pós-pandemia
As compras on-line se tornaram comuns em tempos de pandemia e, consequentemente, o varejo foi impactado pela mudança de comportamento do consumidor. Para Julio Bastos, gerente de vendas da agência de marketing promocional, C2C-Close to Consumer (unidade de negócios da Gi Group Brasil), o cliente se tornou ainda mais exigente. “O consumidor agora é objetivo em suas compras e a estratégia de comunicação, visibilidade, abastecimento e cross de produtos precisam acontecer de forma organizada e visual”, explica.
Desde o início da pandemia, os principais desafios do varejo foram melhorar a experiência do consumidor no ponto de venda, gerar visibilidade das marcas e criar cross de produtos. A tendência é que cada vez mais o consumidor inicie a interação no online e conclua no físico. “Essas possibilidades são o futuro e, para não perder espaço, a marca precisa estar alinhada tanto no físico como no digital buscando experiências para atender ao consumidor onde ele quiser”, argumenta Bastos.
Para o gerente de vendas, a retomada no varejo será forte porque é da cultura brasileira gostar de contato, brindes e ações de recompra com o apoio de promotores bem preparados com informações sobre os produtos e lojas organizadas com os itens bem posicionados. “O legado da pandemia é a exigência por agilidade, praticidade e rota de compras bem elaborada”, projeta Julio.
Em relação aos anos anteriores, o investimento em PDV foi retraído por conta de fechamento de estabelecimentos e restrições no acesso para ações, porém a verba foi melhor destinada e o consumidor pode usufruir de uma disputa das marcas com uma execução prática de loja de perfeita, que gere interesse ou até mesmo incentivo da compra.
“Para se manter em alta, a inovação e a tomada rápida de decisão são as peças-chave para o varejo. Facilitar a jornada de compra ao máximo, interatividade e cross de produtos é essencial”, finaliza Julio Bastos.