Atualização da norma entra em vigor em caráter educativo. Mas, para Flávia Morizono, da agência Joia, contratantes já podem adotar medidas simples para promover o bem-estar da equipe
A partir de 26 de maio, entra em vigor, em caráter educativo e orientativo, a atualização da Norma Regulamentadora NR-1, que determina que todas as empresas deverão identificar, avaliar e gerenciar riscos psicossociais no ambiente de trabalho. A mudança representa um avanço nas políticas de segurança e saúde ocupacional, ao incluir fatores que afetam diretamente o bem-estar mental e emocional dos profissionais, especialmente nos setores que exigem alta performance, como o de eventos corporativos.
Para Flavia Morizono, diretora de planejamento e operações da Joia – Experiências que Transformam, agência de live marketing e eventos corporativos, as mudanças estabelecidas pela nova norma devem ter um impacto positivo no setor de eventos, que frequentemente lida com jornadas extensas e grande pressão para assegurar a eficiência, agilidade e cumprimento de metas desafiadoras.
A NR-1 revisada estabelece que as empresas devem criar ambientes de trabalho mais saudáveis e acolhedores, com medidas estruturais e preventivas para proteger a saúde mental. Entre as exigências estão a implementação de canais de comunicação aberta entre líderes e equipes, oferta de suporte psicológico, capacitação de gestores e treinamentos sobre saúde mental, além de ações que promovam o real equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
“Esses procedimentos previstos na nova legislação vão ajudar o mercado a evitar sobrecarga e exaustão das equipes, e criar condições de trabalho mais motivadoras, resultando em eventos mais seguros e bem planejados, além de melhorar a qualidade de vida dos profissionais envolvidos”, afirma a executiva.
Esforço coletivo – Flávia ressalta que, embora a legislação passe a vigorar efetivamente a partir do próximo ano, as empresas já podem iniciar a construção de uma cadeia mais produtiva e sustentável, com ações que envolvam tanto o desenvolvimento profissional quanto o pessoal, com base em diagnósticos que acolham questões psicossociais. “Momentos de integração, como cafés da manhã, almoços, happy hours e churrascos, são medidas simples, mas eficazes para fortalecer os laços e criar um clima mais leve e colaborativo na empresa”, sugere.
A agência já conta com o programa “De Frente com a Joia”, que tem como propósito desenvolver não apenas o profissional, como também o ser humano como um todo. O projeto já abordou temas como saúde, bem-estar, comunicação não violenta, entre outros. “Os resultados têm sido realmente incríveis, com alto índice de engajamento dos colaboradores”, declara. Neste ano, a empresa está investindo em uma consultoria focada no clima organizacional e nas relações interpessoais — tanto internas quanto externas.
As necessidades da mulher têm uma atenção especial da Joia. “Compreendemos os desafios da jornada dupla de ser profissional e mãe. Buscamos ao máximo oferecer flexibilidade e acolhimento, permitindo, inclusive, que as colaboradoras tragam seus filhos para o escritório quando não contam com uma rede de apoio”.
Para Flávia, criar um ambiente saudável é um esforço coletivo. “É importante envolver os funcionários e valorizar suas contribuições para tornar o espaço de trabalho cada vez melhor”, completa.
A diretora da Joia compartilha algumas recomendações:
Para gestores:
· Estabeleça metas realistas
· Distribua tarefas de forma equilibrada
· Estimule pausas e momentos de descanso
· Crie espaços de diálogo e acolhimento
Para colaboradores:
· Compartilhe dificuldades com sua liderança
· Respeite seus limites físicos e mentais
· Participe das ações de bem-estar da empresa
· Apoie seus colegas no dia a dia
· Contribua com sugestões para melhorar o ambiente de trabalho
“Acredito que, juntos, vamos transformar essa mudança em algo positivo para todos!”, conclui Flavia.