Por Flavia Morizono*
Quando falamos em segurança no trabalho, pensamos logo em normas para evitar acidentes físicos. Mas e a saúde mental? A NR 1 foi atualizada e agora traz um olhar mais atento para os riscos psicossociais, que podem impactar diretamente o bem-estar das equipes e a produtividade das empresas.
A partir de 26 de maio de 2025, todas as empresas precisarão identificar, avaliar e gerenciar esses riscos, garantindo um ambiente mais saudável e equilibrado para seus colaboradores.
As pessoas falam muito de riscos psicossociais, mas o que significa exatamente? São fatores invisíveis, mas que afetam a rotina profissional e a saúde mental dos trabalhadores como, por exemplo, o assédio moral e a pressão excessiva, jornadas longas e exaustivas, metas abusivas e falta de apoio da gestão e ambiente de trabalho hostil ou desmotivador.
E você deve estar se perguntando e o que muda com a nova NR 1?
A norma agora exige que as empresas criem um ambiente de trabalho mais saudável e suportivo, implementem medidas preventivas para proteger a saúde mental, estimulem uma comunicação aberta entre líderes e equipes. Determina ainda que ofereçam suporte psicológico e treinamentos sobre saúde mental e promovam um equilíbrio real entre trabalho e vida pessoal.
Para quem trabalha com eventos, essas mudanças são ainda mais importantes. Nosso setor exige flexibilidade, agilidade e, muitas vezes, trabalhamos sob alta pressão. A nova NR 1 nos ajuda a evitar sobrecarga e exaustão da equipe, a criar eventos mais seguros e planejados e a melhorar a qualidade de vida dos profissionais envolvidos.
Experiências mostram que uma empresa pode ter um ambiente de trabalho mais estimulante e sustentável para o negócio, colocando em prática um conjunto de ações abrangendo tanto as práticas para o desenvolvimento profissional como pessoal, diagnóstico para acolher questões psicossociais e medidas para garantir um ambiente de trabalho mais saudável e equilibrado.
Além disso, valorizar momentos de integração, como cafés da manhã, almoços, happy hours e churrascos são importantes para fortalecer os laços e criar um clima mais leve e colaborativo na empresa
Ter um ambiente saudável é um esforço coletivo, envolvendo os funcionários, que podem contribuir com atitudes e sugestões para tornar o espaço de trabalho cada vez melhor, e as empresas que, além de promover medidas de prevenção e promoção da saúde mental, devem estar abertas para ouvir seus colaboradores.
Acredito que juntos, vamos transformar essa mudança em algo positivo para todos!
*Flávia Morizono é diretora de planejamento e operações da agência de eventos corporativos e live marketing, Joia – Experiências que Transformam.