Cliente: CLUBE DE CICLOTURISMO DO BRASIL
Data: 29/09/2008

7º ENCONTRO NACIONAL DE CICLOTURISMO E AVENTURA: PAIXÃO POR BICICLETA E NATUREZA

O estado de Santa Catarina, que é um dos mais procurados para a prática de cicloturismo no Brasil, vai receber novamente o Encontro Nacional de Cicloturismo e Aventura. Desta vez, em Camboriú, de 20 a 23 de novembro.
Em sua sétima edição, o Encontro tornou-se o maior evento voltado para a atividade no país e deve reunir cerca de 250 apaixonados por bicicleta vindos de diversas regiões do país. Muitos deles, de bicicleta!
Serão quatro dias de intensa programação e confraternização, com passeios, exposições fotográficas e palestras relacionadas ao ciclista no trânsito, ajuste da bicicleta para o cicloturismo, roteiros e viagens.
Organizado pelo Clube de Cicloturismo do Brasil, instituição criada em 2001 com o objetivo de difundir e incentivar a prática de se viajar de bicicleta, por meio da promoção e troca de informações e experiências entre cicloturistas, o Encontro é destinado a todo público interessado na atividade. Desde aqueles que estão querendo começar até os que já fizeram longas viagens por outros países e que tenham em comum, é claro, a paixão pela bicicleta e pela natureza!
Os passeios percorrerão as estradas de terra e asfalto da região de Camboriú (90 km da capital, Florianópolis), uma pacata cidadezinha rodeada de muito verde, e próxima às belíssimas praias da badalada Balneário Camboriú. Com diversas trilhas e opções de turismo rural, é um excelente destino de cicloturismo.
Como nos anos anteriores, não é necessário ser atleta para participar. As pedaladas serão em ritmo de passeio e com carro de apoio. Contudo, o uso do capacete é obrigatório! Não se esqueça de levar o seu!
As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até 14 de novembro!

Confira a programação das palestras:

Navegação e GPS ? Navegação em mapas topográficos e utilização do GPS em viagens de bicicleta. Que equipamentos utilizar e como utilizá-los para melhorar suas viagens. por Paulo Roberto Cunha, Rodrigo Telles e Adilson dos Santos
Bike Fit para Cicloturismo ? O ajuste e as adaptações da bicicleta para o cicloturismo são diferentes do mountain bike em competições. O objetivo deste workshop é mostrar como tornar sua bicicleta mais confortável e adaptada para o seu corpo, evitando dores e prevenindo lesões.
por equipe do Clube de Cicloturismo
Santiago de Compostela por Dois Hospitaleiros ? O Caminho de Santiago de Compostela do ponto de vista de um casal que, além de já tê-lo percorrido, passou uma temporada como hospitaleiros voluntários em um albergue do caminho.
por Carlos Beppler e Malú França
Leis de Trânsito para Ciclistas ? Pedalar exige responsabilidade e é fundamental que todo ciclista esteja plenamente ciente de seus direitos e obrigações nas ruas e estradas. A grande vantagem é que as leis são na maioria bastante boas para o ciclista.
Caminho do Peabiru ? Rota indígena pré-colombiana que ligava o Atlântico ao Pacífico passando pelos Andes e que foi percorrida por dois cicloturistas brasileiros.
por Fernando Angelletto e Luiz Carlos Pereira
Caminho da Fé ? A já tradicional rota de peregrinação brasileira com cerca de 400 km de extensão e com um dos mais difíceis relevos do Brasil. A opinião e as dicas de vários cicloturistas sobre esse caminho.
por Rodrigo Telles e Eliana Garcia
Velotour ? Vale Europeu ? Viagem com maior número de cicloturistas autônomos do país que aconteceu no Vale Europeu, SC. Relatos e vídeos deste evento.
por Walter Magalhães

E mais:
Passeios ? Quatro passeios em trilhas e estradas da região de Camboriú, Balneário Camboriú e Itapema, sempre em ritmo leve e com carro de apoio.
Exposições ? Exposições fotográficas de viagens de bicicleta.
Test Ride ? Teste de bicicletas carregadas com alforjes durante os passeios.
Confraternização ? Momento reservado para integração e confraternização dos participantes do encontro.

Para mais informações, acesse: www.clubedecicloturismo.com.br

VII ENCONTRO NACIONAL DE CICLOTURISMO E AVENTURA
Data: 20 a 23 de Novembro de 2007