Cliente: CLUBE DE CICLOTURISMO DO BRASIL
Data: 24/08/2009

8º ENCONTRO NACIONAL DE CICLOTURISMO ACONTECE EM CAMPOS DO JORDÃO

Numa localização privilegiada, entre São Paulo e Rio de Janeiro, Campos do Jordão está a 1600m de altitude (o mais alto município brasileiro) e preserva ainda muitas matas e araucárias. O clima frio e a arquitetura dos chalés compõem um cenário de montanhas perfeito para um bom pedal.

O evento, que há oito anos atrai público de todo o Brasil ? desde aqueles que estão querendo começar até os que já fizeram longas viagens por outros países ?, deve contar, nesta edição, que acontece entre 5 e 7 de setembro, com mais de 200 adeptos e simpatizantes que têm em comum, é claro, a paixão pela bicicleta e pela natureza.
Serão três dias de intensa programação e confraternização, com passeios, exposições fotográficas, palestras e debates relacionados a ciclismo, mecânica e viagens. Os passeios serão junto à natureza percorrendo as estradinhas de terra da região e, como nos anos anteriores, não é necessário ser atleta para participar dos passeios, mas é indispensável estar em boa forma física. As pedaladas serão em ritmo de passeio e com carro de apoio. É necessário levar a bicicleta e capacete de ciclismo.
O destaque da programação fica por conta do pré-lançamento do Circuito Costa Verde e Mar, quando será apresentada a mais nova rota para cicloturismo no país, que fica em Santa Catarina. No circuito, que foi planejado para ser percorrido em 6 dias, todos os caminhos estarão sinalizados. No total, serão mais de 300 km de ruas e estradas com setas e placas indicativas. Serão mostradas as imagens do percurso, que atravessa 11 municípios de Santa Catarina, sendo 8 deles no belo e recortado litoral do estado.
As vagas são limitadas e a inscrição ? feita unicamente pela Internet ? encerra-se em 31 de agosto, custa R$ 65,00 e dá direto a todas as palestras e passeios, além de seguro e uma camiseta do evento. Neste ano não serão aceitas inscrições no local.

Confira a programação completa!
ð                 Mini Curso I  - Regulagem De Câmbios ? O domínio da técnica de ajuste de câmbios (dianteiro e traseiro) é fundamental para evitar quebras e garantir um bom funcionamento das marchas durante um passeio ou viagem.
ð                 Mini Curso II - Ajuste De Freios ? Ajustar os freios é questão de segurança. É importante ter o domínio da técnica, pois a regulagem pode ser necessária durante um passeio ou viagem.
ð                 Mini Curso III ? Suspensões ? Os tipos de suspensões existentes, o funcionamento e o que é importante saber na hora de comprar e de mandar a sua para manutenção.
ð                 Palestra e Pré Lançamento - Circuito Costa Verde E Mar ? Pré Lançamento do novo roteiro totalmente planejado para o cicloturismo. O circuito de 6 dias e 300km percorre litoral e interior da belíssima Santa Catarina.
ð                 Mesa Redonda ? O Pedalar E Seus Benefícios Ao Corpo E À Mente ? Debate sobre o lado psicológico das viagens em bicicleta e a relação destas com a vida cotidiana.  O que é a qualidade de vida e como o cicloturismo pode ser usado como ferramenta para alcançá-la?
ð                 Palestra de Viagem - Deserto Do Atacama ? Pedalada pelo deserto mais alto e seco do mundo. Região do Chile povoada por pequenos oásis, paisagens exuberantes rodeadas de cadeias de vulcões, dunas imensas, lagoas salgadas, formações rochosas inacreditáveis, gêiseres que brotam do solo e misturas de cores e texturas que parecem ser de outro planeta.
ð                 Palestra de Viagem - Buenos Aires ao Chuí ? Uma viagem pelo litoral do Uruguai, dormindo em barracas e albergues, gastando pouco e cheia de surpresas.
ð                 Atividade Noturna - Observação do Céu ? Caso as condições meteorológicas permitam faremos uma observação do céu e identificação de constelações e astros.
ð                 Passeios ? Três passeios em trilhas e estradas da região de Campos de Jordão (várias subidas), sempre em ritmo leve e com carro de apoio.
ð                 Exposições - Exposições fotográficas de viagens de bicicleta.
ð                 Teste de Equipamento - Teste de alforjes Arara Una carregados durante os passeios (é necessário bagageiro instalado na bicicleta).

O 8º Encontro Nacional de Cicloturismo e Aventura está sob organização do Clube de Cicloturismo do Brasil, instituição criada em 2001 com o objetivo de difundir e incentivar a prática de se viajar de bicicleta, por meio da promoção e troca de informações e experiências entre cicloturistas.

Para mais informações, acesse:
Para inscrições, acesse:

8º ENCONTRO NACIONAL DE CICLOTURISMO E AVENTURA