Cliente: GALERIA CENTRAL
Data: 17/01/2011

Banco do Brasil apresenta Mostra Cinema de Moda

Filmes, desfile, palestras e mesas-redondas com experts da moda brasileira
As palestras e mesas-redondas reúnem nomes como o do historiador João Braga e dos professores Jô Souza, docente da Faculdade Belas Artes e UniFMU, e José Luis de Andrade, do Senac Moda.

Com objetivo de difundir a cultura e promover acesso a informação do mundo fashion, o Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo realiza, entre os dias 20 e 27 de janeiro, dentro da programação da Mostra Cinema de Moda, palestras e mesas-redondas gratuitas com as participações de profissionais ligados à moda brasileira.

No dia do aniversário da maior metrópole do Brasil, estudantes, profissionais e fãs de moda terão oportunidade de participar, por exemplo, da palestra ?A história da moda na cidade de São Paulo? (dia 25), com o pesquisador e uma das maiores autoridades no assunto no país, João Braga, e Fernando Zelman, pesquisador e um dos idealizadores do Circuito Moda e Arte. Em linguagem descontraída, o professor da Faculdade Santa Marcelina e Faap abordará a evolução da moda na cidade, desde a colonização até os dias atuais.

Já na mesa-redonda ?Novos talentos da moda brasileira? (dia 26), Jô Souza (professora de produção de moda do Centro Universitário Belas Artes e FMU) e José Luis de Andrade (professor do Senac Moda) falam sobre os desafios e as iniciativas para identificar e promover novos talentos, tendo em vista o crescimento dos cursos de moda em todo o país.

A Mostra Cinema de Moda no CCBB também oferece ao público, entre os dias 18 e 30 de janeiro, um desfile (dia 28, às 12h30) e a exibição de 30 filmes indicados por grupo de curadores formados pelo jornalista César Giobbi; o consultor de luxo Carlos Ferreirinha; professor de moda da Faculdade Anhembi-Morumbi, Sérgio Gregório; Mário Vitor Santos (diretor da Casa do Saber) e os estilistas Dudu Bertolini, Mário Francisco e Reinaldo Lourenço.

O evento do Centro Cultural Banco do Brasil integra a multiprogramação do Circuito de Moda e Arte, idealizado por Danilo Blanco e Fernando Zelman, da Galeria Central, com apoio institucional da São Paulo Fashion Week, cujo objetivo é divulgar a cultura da moda. Em sua terceira edição, o Circuito conta ainda com exposições, desfiles, performances, encontros criativos e debates realizados em outros espaços como Aliança Francesa (unidades Jardins, Brooklin e Centro), Casa das Rosas e Cine Reserva Cultural.

Palestras

Dia 20/01 ? Quinta-Feira

?A mídia influenciando tendências?
Com a proposta de abordar os novos mecanismos na comunicação contemporânea, esta mesa apresenta não só temas de relevância para a moda, cinema e arte, como também trata da identificação na mudança de postura e comportamento, refletindo diretamente no consumo e cotidiano de todos nós.
Palestrantes:
Carlos Lima (educador) ? coordenador do projeto Imprensa Jovem, projeto ligado à Secretaria da Educação, que fomenta o jornalismo através da participação de jovens repórteres selecionados nas escolas públicas de São Paulo.
Priscilla Brunetti (jornalista) ? comentarista de moda da Rádio USP fala sobre o jornalismo de moda narrado, sem artifícios de imagens e vídeos por exemplo.

Dia 25/01 ? Terça-Feira (feriado)

?A história da moda na cidade de São Paulo?
Engana-se quem acha que moda em São Paulo começou somente a partir dos desfiles da SPFW. Em comemoração aos 457 anos de fundação da cidade, a palestra aborda a história da moda e do comportamento do paulistano, irreverente e com muitas histórias.
Palestrantes:
Fernando Zelman (coordenador da Galeria Central) ? em sua apresentação, o produtor cultural faz uma análise da moda contemporânea, através de estudos econômicos, políticos e sociais frentes ao comportamento histórico.
João Braga - apresentará seus estudos sobre a evolução dos vestuários em São Paulo, abordando desde a colonização até os dias atuais.

Mesas-redondas

26/01 ? Quarta-Feira

?Novos talentos da moda brasileira?
O Brasil possui o maior número de cursos de graduação em moda e estilismo no mundo. Ao todo são mais de 40 escolas e universidades que oferecem formação em distintos segmentos da moda. Com tantos alunos formados, fica cada vez mais difícil a identificação e promoção de novos talentos.
Participantes:
Jô Souza ? professora de produção de moda do Centro Universitário Belas Artes e UniFMU é idealizadora de diversos projetos concebidos junto a universitários
Danilo Blanco - artista plástico e curador vem se destacando como coordenador da Galeria Central. Seus projetos vêm possibilitando o ingresso no mercado de muitos artistas, estilistas, fotógrafos e designers.
José Luis de Andrade - mestre em moda, arte e cultura é docente do curso de graduação em estilismo e modelagem do Senac Moda.

27/01 ? Quinta-Feira

?Moda, arte e cinema ? fronteiras e conexões?
Com a proposta de abordar as interfaces entre moda, arte e cinema, o debate trata da velha herança que ainda separa o erudito do popular, a moda e a arte, nós e os outros.
Participantes:
Olívio Tavares de Araujo ? cineasta e crítico de cinema
Luciano Ramos ? jornalista e crítico de cinema
Cecira Armitano ? curadora em arte contemporânea independente

SERVIÇO:

Mostra Cinema de Moda
Período: 18 a 30 de janeiro de 2011 - Filmes, desfile, palestras e mesas-redondas.
Cinema: 70 lugares.
Entrada franca, mediante retirada de senha com uma hora de antecedência.
Programação:            www.bb.com.br/cultura
www.galeriacentral.org

Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Álvares Penteado, 112 - Centro - São Paulo
Informações: (11) 3113-3651 / 3113-3652
www.bb.com.br/cultura
www.twitter.com/ccbb_sp

Acesso e facilidades para pessoas com deficiência física /Ar-condicionado/ Cafeteria

Estacionamento conveniado - Estapar Estacionamentos
Rua da Consolação, 228 (Edifícos Zarvos) - R$ 10,00 pelo período de 5 horas. Necessário carimbar o ticket na bilheteria do CCBB.

Van faz o transporte gratuito até as proximidades do CCBB ? embarque e desembarque na Rua da Consolação, 228 (Edifício Zarvos) e na XV de novembro, esquina com a Rua da Quitanda, a vinte metros da entrada do CCBB.

Sobre Centro Cultural Banco do Brasil
Inaugurado em 21 de abril de 2001, o Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo consolidou-se como um espaço cultural de qualidade na capital paulista. Por meio de uma programação regular e de seus programas educativos, o CCBB contribui para mudar a relação do paulistano com o centro da cidade, ocupando o prédio construído em 1901, no coração histórico de São Paulo. As atividades oferecidas contemplam as mais diversas manifestações culturais, abrangendo as áreas de artes plásticas, música, audiovisual, dança, teatro, palestras, debates e programa educativo.

Sobre Galeria Central
A Galeria Central é um dinâmico laboratório de ideias, sob coordenação do artista plástico Danilo Blanco e do produtor cultural Fernando Zelman, que desde 2001 direciona suas ações para produção, difusão e democratização do acesso à arte e cultura contemporânea. Seus projetos envolvem, em sinergia, o protagonismo juvenil urbano, novos talentos do ambiente acadêmico e nomes consagrados, com ênfase na mixagem de gêneros de expressão.

Informações para a imprensa:
LILÁS COMUNICAÇÃO (11) 3666-4893
Denise de Almeida (11) 9753-7360
Núbia Boito (11) 8315-7159

Assessoria de Imprensa CCBB São Paulo:
Camila Val ? (11) 3113-3623 ?  camila.val@bb.com.br
Eduardo Vasconcelos ? (11) 3113-3628 ? eudu@bb.com.br