Cliente: CLUBE DE CICLOTURISMO DO BRASIL
Data: 09/06/2011

CAMINHO DA LUZ BY BIKE EM JULHO

Uma dos mais tradicionais rotas de peregrinação do país será palco de uma grande pedalada coletiva entre 3 e 6 de julho

A ABRALUZ, associação que coordena o caminho, vai organizar, com apoio do Clube de Cicloturismo, a terceira pedalada coletiva ao longo do Caminho da Luz. Os participantes devem levar a bicicleta e o capacete, e podem optar por ficar em alojamentos coletivos (que serão feitos em escolas, clubes e outros prédios) ou em pousadas e hospedagens particulares. Os lanches e refeições serão feitos todos em conjunto.

É um evento não competitivo, que tem como objetivo contemplação da natureza, integração com outros participantes e com a comunidade local, além de ser uma excelente oportunidade para reflexão e afastamento dos problemas do dia a dia. Também será uma ótima ocasião para quem está começando no cicloturismo, já que haverá sempre pessoas mais experientes por perto. O roteiro tem subidas fortes e descidas difíceis, mas pode ser feito por iniciantes com bom preparo físico e disposição para desafio e aventura.

O criador do Caminho da Luz, Albino Neves, que já percorreu inúmeras rotas de peregrinação pelo mundo e também é um aficionado da bike, estará pedalando no Bike Luz 2011 e contando um pouco das histórias que envolvem esse caminho.

A equipe do Clube de Cicloturismo também estará neste pedal e estará a disposição para tentar esclarecer dúvidas sobre o tema durante as pedaladas.

O caminho é todo em Minas Gerais bem próximo à divisa do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. Inicia-se na cidade de Tombos e termina-se em Alto Caparaó. De lá, os participantes têm a opção de subir até o topo do Pico da Bandeira, o terceiro pico mais alto do Brasil com 2.892 m de altitude. Este último trecho é feito a pé e fica dentro do Parque Nacional do Caparaó, sendo uma uma trilha somente para caminhada.

Sobre o Caminho da Luz

O Caminho da Luz é uma rota de cerca de 200 km que passa por estradinhas de terra, em meio a fazendas, pequenos distritos e muita natureza. Todo o percurso é sinalizado com placas e setas amarelas, pintadas em postes e cercas, de maneira que qualquer pessoa pode se orientar sem dificuldade.

No início do caminho, o participante recebe uma credencial de peregrino, que o identifica e que vai sendo carimbada nos locais de pernoite ou de refeição. Assim, ao finalizar o percurso e ter a credencial completa, ele recebe um certificado de que percorreu todo o Caminho da Luz.

Em geral, os caminhantes levam de 6 a 7 dias para percorrer todo o caminho, mas de bike é possível fazer em menos tempo, em 4 dias.

Sobre o Clube de Cicloturismo do Brasil

Criado em 2001, o Clube de Cicloturismo do Brasil é uma instituição sem fins lucrativos e todos os colaboradores são voluntários. Seu objetivo é difundir e incentivar a prática de se viajar de bicicleta. Para isso, promove a troca de informações e experiências entre cicloturistas ao longo do ano e também, há sete anos consecutivos, organiza o Encontro Nacional de Cicloturismo e Aventura.

Quando: 3 a 6 de julho de 2011
Onde: Tombos a Alto Caparaó (MG)
Valor: R$350 (com alimentação e pernoite para os 4 dias)
Mais detalhes: http://www.clubedecicloturismo.com.br/eventos/bikeluz2011/