Cliente: CLUBE DE CICLOTURISMO DO BRASIL
Data: 14/02/2011

CARNAVAL NO VALE EUROPEU. DE BICICLETA!

Entre os dias 6 e 12 de março, amantes da natureza e das duas rodas poderão pedalar num evento gratuito, por um dos mais procurados circuitos de cicloturismo no país.

No ano em que o Clube de Cicloturismo completa 10 anos, comemora sua primeira atividade de 2011 com um Velotour no Vale Europeu durante o Carnaval.

Serão sete dias de pedalada - entre os dias 6 e 12 de março ? por um dos circuitos de cicloturismo mais procurados do país, o Circuito Vale Europeu, que fica em Santa Catarina.

Diferente de uma viagem de bicicleta convencional, no Velotour os participantes são cicloturistas autônomos, cada um cuidando de sua bagagem, sua hospedagem e alimentação. ?Na verdade é um grande grupo de pessoas que se juntam para viajar de bicicleta. Porém, contam com a segurança de pontos de controle e um carro de resgate caso seja necessário?, afirma Rodrigo Telles, diretor fundador do Clube de Cicloturismo.

Esta será a quarta edição do evento no Vale Europeu. Isso porque, segundo Rodrigo, este foi o primeiro circuito oficialmente criado para cicloturistas no país e, hoje, é um dos mais freqüentados. ?Além disso, no Carnaval, devido à colonização européia da região, que não tem muito o hábito de comemorar a data, as estradas de terra do circuito se tornam um belo refúgio para ciclistas sedentos por natureza, pedal e liberdade?, garante.

Como organizador do evento, o Clube de Cicloturismo assegura a sinalização completa durante todo o percurso, fornece planilhas e mapas do circuito para orientação e oferece carro de resgate em caso de necessidade.

PERCURSO

Esta edição do Velotour terá ao todo 7 dias, mas será dividida em duas partes, justamente para aqueles que, porventura, possam apenas dispor dos dias do Carnaval.

A primeira parte (do dia 6 ao dia 8 de março) corresponde à parte baixa do circuito e vai até o município de Rodeio. Para quem dali for voltar para Timbó (onde tem início o circuito), basta pegar uma estrada asfaltada de cerca de 16 km que liga as duas cidades (com cuidado, pois não há acostamento).

A segunda parte, que corresponde à parte alta do circuito, acontece de 8 a 12 de março, onde o grupo irá finalizar toda a volta do circuito pedalando, no total, cerca de 350 km, até chegar em Timbó novamente. Veja o roteiro abaixo!

05 SAB Confraternização dos participantes em TIMBÓ
06 DOM TIMBÓ ? POMERODE
07 SEG POMERODE ? INDAIAL
08 TER INDAIAL - RODEIO (ou CAMPO DO ZINCO) *
09 QUA CAMPO DO ZINCO - DR. PEDRINHO
10 QUI DR. PEDRINHO - ALTO CEDRO
11 SEX ALTO CEDRO ? PALMEIRAS
12 SAB PALMEIRAS ? TIMBÓ
13 DOM

Para participar, basta fazer as reservas nas pousadas com antecedência. A inscrição para participação no Velotour será feita na hora e é gratuita.

Para informações completas, acesse: www.clubedecicloturismo.com.br

O Velotour no Vale Europeu tem o patrocínio do Consórcio de Municípios do Médio Itajaí e recebe o apoio de Associação Vale das Águas, Restaurante Thapyoka, Hotel Timbó, Hotel Fink (Indaial), Faz. Campo do Zinco (Zinco), La Bella Pousada (Dr. Pedrinho), Família Duwe (Alto Cedro) e Pousada do Faustino (Palmeiras).

SOBRE O CLUBE DE CICLOTURISMO DO BRASIL

Criado em 2001, o Clube de Cicloturismo do Brasil é uma instituição sem fins lucrativos e todos os colaboradores são voluntários. Seu objetivo é difundir e incentivar a prática de se viajar de bicicleta. Para isso, promove a troca de informações e experiências entre cicloturistas ao longo do ano e também, há sete anos consecutivos, organiza o Encontro Nacional de Cicloturismo e Aventura.

www.clubedecicloturismo.com.br