Cliente: GI GROUP BRASIL
Data: 18/05/2020

COMITÊ DE CRISE AJUDA A MANTER A PRODUTIVIDADE DAS EQUIPES REMOTAS NA GI GROUP

Em reuniões periódicas, heads trocam informações que agilizam na tomada de decisões para proteger os colaboradores, manter o empenho e lidar com os desafios dos negócios na quarentena
Proteger a saúde dos colaboradores, clientes, candidatos e parceiros e ao mesmo tempo blindar os negócios dos impactos da pandemia do coronavírus são as principais preocupações das companhias neste momento, inclusive da Gi Group, multinacional italiana de recursos humanos presente em mais de 50 países. Através de um comitê de crise dinâmico, reunindo heads de todos os departamentos, das 17 filiais espalhadas por 11 estados brasileiros e da matriz, a companhia tem enfrentado os desafios de mercado, e conseguido manter a produtividade e excelência dos serviços com todos os cuidados necessários para evitar a propagação da doença que vem assolando o mundo.
Instaurado no início de março, logo que foi decretada a quarentena, o comitê de crise da Gi Group Brasil tem como finalidade conectar todos os líderes da empresa para discutir e compartilhar problemas e informações de maior relevância com máximo de clareza e objetividade, para que não haja nenhuma falha de comunicação e, com isso, garantir a melhor tomada de decisões, bem como colocar em ação as melhores práticas para contornar a crise com mais eficiência.
Assim, durante os primeiros dois meses, reuniões virtuais diárias passaram a ser a rotina dos heads das áreas de backoffice, dos departamentos de apoio e das unidades de negócios. “Quando todas as áreas são incluídas no comitê é possível ter uma visão holítisca, ou seja, de 100% da empresa. Pois dá a chance de qualquer gestor dizer o que não funciona bem em seu departamento, as possíveis limitações técnicas e geral para implementação de uma determinada decisão sugerida pelo grupo, e com isso, podemos buscar alternativas mais acertadas de acordo com o cenário”, explica João Dantas, gerente executivo de recursos humanos da Gi Group.
Atualmente, as reuniões são realizadas três vezes por semana, e têm sido fundamentais para manter os gestores que estão em home office sobre informados status da empresa em relação aos colaboradores em férias, quantidade de funcionários que estão trabalhando remotamente e nos escritórios, o cenário da pandemia em diferentes estados em que atua, entre outros. “Além dos líderes, temos o apoio dos business partners, que são os braços do RH, que nos aproximam de cada unidade de negócio. Eles nos ajudam a colocar em prática as decisões tomadas no comitê”, afirma Dantas.

O grupo Gi realiza ainda reunião virtual semanal com gerentes de RH de todas as filiais do mundo e head da matriz na Itália, para comunicar novas diretrizes diante da quarentena, compartilhar as boas práticas na condução da crise e cenário da pandemia em cada país. A pauta inclui além das medidas de cuidado com os colaboradores, candidatos e clientes, os impactos da quarentena nos negócios e alternativas para driblar e minimizar a crise.
Segundo Dantas, o comitê de crise tem permitido dar respostas rápidas e cruciais para proteger todas as pessoas envolvidas em processo de seleção, profissionais contratados e equipes terceirizadas que prestam serviços junto aos clientes, buscar oportunidades no mercado e desenvolver soluções alinhadas com o atual momento. “Estamos com cerca de 90% dos funcionários trabalhando em casa. E o comitê tem sido uma ferramenta importante para manter as áreas integradas e manter um gerenciamento efetivo e de qualidade de toda a equipe”, conclui.
Sobre Gi Group
Uma das maiores companhias mundiais do segmento de recursos humanos, a Gi Group iniciou suas atividades em 1998, em Milão, Itália, como Générale Industrielle. Em 2007, a empresa iniciou o seu processo de expansão mundial e chegou ao Brasil em 2008, com a aquisição do grupo S&L. Atualmente o grupo está presente em 19 países, por meio de 450 filiais, totalizando mais de 12 mil clientes atendidos. No Brasil, a Gi conta com 16 filiais nos principais centros comerciais do país e atua por meio de cinco divisões de serviços – recrutamento e seleção de cargos efetivos, terceirização de serviços de apoio, administração de pessoal, executive search e assessment, marketing promocional.

www.gigroup.com.br