Cliente: GI GROUP BRASIL
Data: 26/05/2020

COMO FAZER NETWORKING E PROSPECÇÃO NA QUARENTENA

Gerente de vendas da Gi BPO dá as dicas para encontrar clientes e parceiros comerciais com ajuda da Internet

Apesar do isolamento social, é possível prospectar, contatar clientes em potencial e até concluir o processo com uma reunião de negócio virtual. O segredo está em usar com criatividade as ferramentas de comunicação Web, jogo de cintura e planejamento. A dica é de Julio Bastos, gerente nacional de vendas da Gi BPO, divisão responsável pela terceirização dos processos de negócios, da multinacional de recursos humanos Gi Group.

Ao contrário do que se imagina, o networking e ações de relacionamento virtual podem ser até mais produtivos do que o modelo presencial, já que poupa tempo por não ser preciso se deslocar de um lugar para outro. Mas a organização e foco são essenciais para otimizar os contatos, segundo o executivo.

Assim, Bastos selecionou sete passos para quem quer buscar um novo jeito de fazer contatos comerciais:

1-Pesquise o mercado e o perfil do público alvo que quer atingir, e a partir daí estabeleça as metas.

2- Decida a melhor forma de abordagem nas redes sociais, seja enviando posts e comentários sobre as tendências e soluções para lidar com os desafios do mercado em que a pessoa que quer contatar atua e outros assuntos que ela possa se interessar. Mensagens impessoais só geram distanciamento. Se coloque no lugar de quem recebe.

3- Reorganize a sua agenda e comece a contatar empresas que possam interessar pelo seu produto ou serviço. Convide o executivo com quem quer estreitar o relacionamento para um bate papo e cafés virtuais para conversar melhor sobre a sua proposta, ou ainda organize ou chame para participar de lives para debater os temas do momento.

4- Tenha mais empatia. Conversas sobre oportunidade de negócios devem ser calorosas e não precisam ser tão frias e objetivas.

5- Assuma a liderança e desenvolva o assunto com fatos novos, compartilhando seus conhecimentos. Procure estar atualizado sobre o segmento da pessoa com quem está conversando e o mercado de modo geral.

6-Estabeleça seu próprio limite, para não tornar a conversa deselegante ou pecar pelo excesso e insistência.

7-Procure manter contato frequentemente com a pessoa com quem quer fechar negócio, informando sobre as novidades, soluções que precisa. Gerar conteúdos relevantes nas redes sociais pode ajudar e muito no processo de proximidade e no networking.

Sobre Gi Group

Gi Group é um dos líderes globais em soluções dedicadas ao desenvolvimento do mercado de trabalho com forte destaque nas atividades de Recrutamento e Seleção, Administração de Temporários, projetos de Terceirização (Outsourcing), Marketing Promocional, Treinamento e Consultoria Empresarial em Desenvolvimento Organizacional e Programa de Estágios.

No início de 2007, o Gi Group começou o seu programa de internacionalização que levou o grupo a estar hoje presente em mais de 50 países na Europa, América e Ásia. A companhia também é membro corporativo global da WEC, a Confederação Internacional das Agências de Emprego, que reúne seis outras multinacionais do setor. O grupo tem faturamento 2,5 bilhões de euros, e atende mais de 20.000 empresas através de 600 filiais em todo mundo e mais de 3000 funcionários diretos. Saiba mais no www.gigroup.com.br