Sala de Imprensa
Clipping
Cliente: CASTELO
Data: 10/06/2013

COMO HARMONIZAR BALSÂMICOS EM DIVERSAS RECEITAS

COMO HARMONIZAR  BALSÂMICOS EM DIVERSAS RECEITAS
Castelo Alimentos dá dicas de como usar o aceto em pratos quentes e sobremesas

Tempero tradicional de salada, o vinagre balsâmico é um ingrediente cada vez mais usado pelos chefs de cozinha tanto em pratos quentes como também em doces. Segundo Elaine de Araújo, consultora nutricional e gastronômica da Castelo Alimentos e diretora da La Belle Cuisine, o sabor agridoce e amadeirado do aceto balsâmico combina perfeitamente com entradas, carnes e legumes grelhados, além de dar um toque especial aos molhos diversos e calda de sobremesa.



O balsâmico é produzido a partir do vinho tinto envelhecido lentamente com extratos vegetais e madeira, e o mercado oferece diversas variações do produto. Só a Castelo Alimentos, pioneira na fabricação deste tipo de vinagre no Brasil, traz, além do Vinagre Balsâmico Tradizionale (versão clássica), o Vinagre Balsâmico Fruttati Castelo com Framboesa e Vinagre Balsâmico Fruttati Castelo com Maracujá, ambos com suco de fruta natural na composição.



O balsâmico puro ou frutado pode ser reduzido no fogo até engrossar, combinado com outros ingredientes, como especiarias, cebola e frutas, e ser servido com queijo coalho, frutos do mar, filé de frango, medalhões e legumes.



Já quem prefere praticidade, o molho Balsâmico Cremoso Castelo, ideal para finalização de receitas, como calda para sobremesas, e entradas, como brusquetas e canapés, entre outros. Há ainda o Vinagre Balsâmico com Azeite de Oliva Extra Virgem Castelo Fruttati, opção para temperar antepastos, carpaccio, gaspacho e canapés.

Veja algumas receitas com os Vinagres Balsâmicos Castelo:



CARRÉ DE CORDEIRO AO FRUTTATI DE FRAMBOESA

Crédito: Chef Sidney Christ para Castelo Alimentos

Rendimento: 6 porções

Tempo de preparo: 40 minutos



Ingredientes:

6 pedaços de carré de cordeiro

70 ml de Vinagre Balsâmico com Framboesa Castelo Fruttati

2 colheres (sopa) de mel

4 colheres (sopa) de Azeite de Oliva Extra Virgem Castelo

Sal a gosto

Modo de preparo:

Misture o mel com o Vinagre Balsâmico com Framboesa Castelo Fruttati, até diluir bem. Acrescente o sal.

Banhe o carré na mistura e frite-o no Azeite de Oliva Extra Virgem Castelo. Sirva a carne acompanhada de minicenouras refogadas na manteiga.





FROZEN AO BALSÂMICO CREMOSO

Crédito: Culinarista e Nutricionista Elaine de Araújo para Castelo Alimentos

Rendimento: 8 porções

Tempo de preparo: 30 minutos



Ingredientes:
1 lata de creme de leite
2 colheres de sopa de açúcar
2 potes de iogurte natural
Para calda:
1 xícara de chá de abacaxi em calda, picado e escorrido
1 xícara de chá de Molho Balsâmico Cremoso Castelo

Modo de preparo:

Bata o creme de leite na batedeira com açúcar até ficar bem fofo. Misture o iogurte e bata mais um pouco. Coloque o creme numa taça não muito funda e leve ao freezer por, no mínimo, quatro horas.
Misture o abacaxi com Molho Balsâmico Cremoso Castelo. Regue o frozen com a calda na hora de servir.

Variação: Se preferir, substitua o abacaxi por morango ou outra fruta de sua preferência.

Dica: Para obter uma receita de baixa caloria, utilize o creme de leite e o iogurte light e substitua o açúcar por adoçante de sua preferência.

Sugestão: Caso queira utilizar o abacaxi fresco, pique e leve ao fogo por 10 minutos com duas colheres de sopa de açúcar. Dessa forma, ele não ficará ácido.
Lilás Comunicação Quem Somos Serviços Novidades Sala de Imprensa Parceiros Clientes Contato Lilás no Facebook Síga-nos no Twitter Fale Conosco