Cliente: CRS BRANDS
Data: 08/04/2015

CRS BRANDS APRESENTA PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL A DIRETORIA DA FIESP

Vencedor do 10º Prêmio Fiesp de Conservação e Reúso de Água, o projeto já promoveu redução de 49% na captação de água do rio

Nesta sexta-feira, dia 10 de abril, a CRS Brands, uma das principais fabricantes brasileiras de bebidas, receberá a visita de Paulo Skaf, presidente da Federação da Indústria do Estado de São Paulo (Fiesp). Acompanhado dos membros da diretoria da entidade, Skaf estará na fábrica de Jundiaí (SP) para conhecer de perto o projeto “Uso sustentável da água na indústria de bebidas”, que acaba de conquistar o 10º Prêmio Fiesp de Conservação e Reúso de Água.

Iniciado em 2010, o projeto da CRS Brands é parte do Programa de Gestão Ambiental, que consiste em buscar soluções e adotar práticas que ajudem a reduzir o consumo de água, energia e emissão de efluentes, sem comprometer o processo produtivo e aumento da produção.

Entre as medidas adotadas na fábrica estão a instalação do sistema de recuperação de água. Neste caso, a mesma água é reaproveitada em diferentes etapas do processo produtivo, o que é diferente do reúso da água, a partir do tratamento de efluentes. Foram realizadas ainda mudanças nos parâmetros do processo de produção e otimização no sistema de limpeza, para que estes utilizem menor quantidade de água, além de aproveitamento de água pluvial.

30% de redução no consumo - “Mais do que promover proteção ambiental, a produção sustentável é caminho para produzir mais e com redução de custo gerada tanto pela diminuição do consumo como também da despesa para tratar a água”, afirma José Fontelles, diretor comercial da CRS Brands.

Em quatro anos, o Programa de Gestão Ambiental da CRS Brands resultou em uma redução de 49% no volume de água captado do Rio Jundiaí-Mirim e economia de 30% no consumo de água tratada (que caiu de 2,48 litros de água para cada litro de bebida produzido, em 2010, para 1,73 litro para cada litro produzido atualmente). O total de economia gerada é de mais de 237 mil m3 de água; quantidade suficiente para abastecer uma cidade de 71.787 habitantes por um mês. Já no caso de geração de efluentes houve uma redução de cerca de 22%.

Desde o final de 2014, o programa vem ganhando reforço com a instalação de um sistema de reaproveitamento de água que alimenta a bomba de vácuo da enchedora (usada no envase de bebidas gaseificadas) para diluir lubrificantes das esteiras de transporte de garrafas. A reutilização dessa água que sai limpa da bomba promoverá uma economia de 573 m3/mês.

Outro projeto implementado recentemente é de recuperação de água de lavagem dos filtros e tanques de fabricação de água desmineralizada da cantina, antes descartada no efluente. O processo ajuda a economizar 240 m3 de água por mês, o equivalente a um dia de consumo da empresa.

A meta do programa para este ano é atingir a redução de 40% no consumo de água tratada em relação a 2010.

Sobre a CRS BRANDS – Fundada em 1926 sob a denominação Fábrica de Vinhos Humberto Cereser, ao longo dos anos transformou-se em Viti-Vinícola Cereser e consagrou-se como uma das maiores e mais expressivas fabricantes brasileiras de bebidas alcoólicas da América Latina. Em 2014, com o objetivo estratégico de separar a atuação da marca Cereser como produto líder na categoria Sidra do seu extenso portfólio de produtos, passou a atuar como CRS BRANDS.
Dona da maior linha de envase de espumantes do mundo, com capacidade para produzir cerca de 65 mil litros/hora, e unidades fabris em Jundiaí (SP) e no Complexo Industrial de Suape (PE), que juntas somam capacidade para armazenar até 20 milhões de litros de bebida, a empresa comercializa, além das sidras, vinhos, vermouths, vodkas, aguardentes, conhaques, ready-to-drink e outros destilados, que atendem diferentes perfis de consumidores de todas as regiões do país e são exportados para mais de 40 países na América Latina, África e Ásia.
Conheça mais sobre a CRS BRANDS e suas marcas no site: www.crsbrands.com.br