Cliente: FRONIUS
Data: 19/05/2020

CUIDADOS COM A BATERIA DURANTE A CRISE DA COVID-19

Atividades logísticas que utilizam empilhadeiras elétricas devem preservar as baterias dos equipamentos até que as atividades sejam retomadas

Neste momento em que muitas empresas tiveram de suspender suas operações, surge a preocupação com a manutenção de equipamentos que, em geral, trabalham ininterruptamente, como uma empilhadeira elétrica, por exemplo, que, em um centro de distribuição ou em uma atividade logística, funciona praticamente 24 horas. Mas, como ficam as baterias normalmente utilizadas pelas empilhadeiras? Qual o armazenamento correto? Devem ser recarregadas? Quais os procedimentos para aumentar a vida útil do equipamento?
A Fronius do Brasil, empresa de origem austríaca que, entre outros segmentos, se dedica a soluções inovadoras para Carregadores de Bateria, automotivo e tracionário, oferece algumas dicas do que fazer – e não fazer! – para manter as baterias nas melhores condições possíveis enquanto as atividades não são plenamente retomadas:

O QUE FAZER?
/ Fique de olho no nível da água: verifique o nível do eletrólito após o carregamento e abasteça-o com água.
/ Esteja atento à combinação certa: Selecione e use baterias de capacidade adequada. Combine a bateria com o carregador correto, com base nas instruções de operação Fronius.
/ Durante o desligamento também é necessário verificar as condições do plug, tomada e cabo de carga para evitar danos.
/ A sala de carga da bateria deve ser sempre bem ventilada com sistema de exaustão de ar. A liberação de gases também pode ocorrer durante um desligamento.
/ Se possível, semanalmente realize uma carga de equalização em suas baterias. Isso irá preservar melhor a autonomia delas durante a utilização.

O QUE NÃO FAZER?
/ Nunca deixe a bateria descarregada por mais de um dia. Os carregadores Fronius possuem uma carga de conservação que mantém as baterias carregadas sem danificá-las com qualquer sobrecarga.
/ Não mantenha o nível do eletrólito alto acima do nível da célula.
/ Evite chamas, faíscas e fumaça perto de uma bateria.
/ Não remova as tampas de ventilação das células ao carregar.
/ Qualquer ajuste ou reparo necessário no carregador deve ser feito somente por pessoal qualificado.

Vale lembrar que a Fronius do Brasil mantém um serviço de assistência técnica para seus equipamentos, que funciona de segunda a quinta-feira, das 8h30 às 17h30 e de sexta-feira, das 8h30 às 16h30. Em caso de necessidade, basta contatar o serviço através do e-mail suporte.carregador@fronius.com ou pelo telefone (11) 3563-3842.

Sobre a Fronius
Reconhecida como líder em inovação e tecnologia, a Fronius foi fundada na Áustria em 1945 e hoje está presente em mais de 30 países por meio de filiais e em mais de 60 países por distribuidores e representantes. Há mais de 20 anos atuando no mercado brasileiro, a Fronius do Brasil é composta de três unidades de negócios: Energia Solar; Tecnologia de Soldagem e Carregadores de Baterias para todos os tipos de veículos e para centros de distribuição. No Brasil, a sede da empresa está localizada em São Bernardo do Campo (SP), onde conta com uma equipe de mais de 100 profissionais, além de mais de 30 representantes e filiais em todo território nacional.
Saiba mais em: https://www.fronius.com/pt-br/brasil

Perfect Charging
Perfect Charging é a mais antiga das três unidades da Fronius. Desde a sua fundação, a empresa trabalha na área da tecnologia de carregamento de baterias e no desenvolvimento de carregadores para baterias de arranque e acionamento. A inovadora gama de produtos e serviços em Perfect Charging convence com seu desempenho, sua eficiência, rentabilidade e sustentabilidade. Seja com a finalidade de operação de empilhadeiras elétricas na intralogística ou fornecimento confiável de energia para baterias de arranque em automóveis – na produção, em salas de exposição ou oficinas –, a tecnologia da Fronius proporciona máxima disponibilidade para os veículos, custos operacionais consideravelmente reduzidos e baterias com uma vida útil maior a inúmeros usuários no mundo todo.