Cliente: CATUPIRY
Data: 19/09/2014

CUPCAKE DE PARMESÃO COM COBERTURA DE CATUPIRY® E ESPINAFRE

Versão salgada do tradicional `bolinho`é uma excelente dica para o lanche da tarde.

O cupcake – ou bolinho de copo – virou febre e é presença marcante em chás da tarde e festas em geral. Mas, normalmente, encontramos opções doces. Que tal experimentar uma versão salgada feita com Catupiry®? O cupcake de parmesão com cobertura de espinafre combinado com o requeijão mais famoso do país vai surpreender os fãs da iguaria gastronômica!

Confira receita:

Ingredientes:
Massa:
6 colheres (sopa) de azeite (90ml)
1 cebola grande picada (160g)
1 xícara (chá) de leite (240ml)
2 ovos
2 e meia xícaras (chá) de farinha de trigo (375g)
1 colher (sopa) de fermento em pó
Cerca de 1 colher (chá) de sal
1 xícara de queijo parmesão ralado (100g)

Cobertura:
1 embalagem de requeijão Catupiry® (410g)
1 xícara (chá) de espinafre cozido bem picado (160g).

Modo de preparo:
Massa: Numa panela ou frigideira, aqueça a metade do azeite e doure levemente a cebola em fogo brando, mexendo de vez em quando. Reserve.

Numa tigela junte o leite, o azeite restante e os ovos. Misture bem até que os ovos estejam totalmente integrados à mistura.

Numa outra tigela, junte a farinha, o fermento e o sal. Despeje o líquido sobre os ingredientes secos e misture com uma colher até a massa ficar homogênea. Acrescente o refogado de cebola reservado e o queijo parmesão.

Distribua a massa entre 24 fôrmas de empada (com cerca de 6 cm de abertura e 2 cm de altura – 22,5ml de capacidade).

Coloque as forminhas numa assadeira e leve ao forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 20 minutos ou até que, enfiando-se um palito no centro do cupcake, este saía limpo. Desenforme.

Cobertura:
Coloque o requeijão Catupiry® numa tigela e trabalhe com uma colher até ficar cremoso. Junte o espinafre e misture. Coloque o creme num saco de confeitar com bico pitanga.

Montagem:
Desenforme os cupcakes e espere amornar para colocar a cobertura.

Faça uma pitanga grande com o creme de Catupiry® e espinafre, com movimento em círculo, sobre a superfície de cada bolinho. Sirva os cupcakes em temperatura ambiente.

Rendimento: 24 unidades
Tempo de Preparo: 40 minutos
Tempo de Cozimento: 20 minutos

Dica: O espinafre deve ser cozido no vapor, espremido e bem picado. Aqueça 1 colher (sopa) de azeite e refogue o espinafre até ficar totalmente “seco”. Tempere com sal a gosto.

Variação: Substitua metade da quantidade de queijo parmesão por queijo gorgonzola.

www.catupiry.com.br