Sala de Imprensa
Clipping
Cliente: GALERIA CENTRAL
Data: 16/10/2013

DEBATES SOBRE CURIOSIDADES DA MODA NO CCBB-SP

DEBATES SOBRE CURIOSIDADES DA MODA NO CCBB-SP
A programação do Circuito da Moda e Arte abre com bate-papo sobre moda e cinema e moda plus size.

A partir do dia 26 de outubro, o 8º Circuito de Moda e Arte, evento de democratização do acesso da cultura da moda, inicia a programação de debates e palestras sobre diversos temas do universo fashion, com as participações especialistas de diferentes segmentos. Com entrada franca, o bate-papo com o público acontece todo final de semana, no Centro Cultural Banco do Brasil, de São Paulo.

Organizado por Fernando Zelman e Danilo Blanco, da Galeria Central, o ciclo começa no sábado (dia 26), com a palestra “Mulher, moda e cinema”, em que o crítico de cinema Christian Petermann vai desvendar a influência do cinema na moda e no comportamento da mulher e curiosidades do jet set de Hollywood.

No domingo (dia 27), Sylvia Braune, do movimento Moda para Todos e da agência de modelos G+ Models, promete esquentar a discussão sobre os desafios e as oportunidades das modelos que vestem manequim acima do tamanho 42 e fecha com desfile plus size.

A programação fecha com chave de ouro com os debates sobre o “Direito da Moda” (dia 2 de novembro), com representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, de São Paulo, e a palestra “Tecidos | História, tramas, tipos e usos” (dia 3 de novembro), com a jornalista Dinah Bueno Pezzolo.

Confira a programação de Debates de Ideias:
26 de outubro | sábado - 17h
Palestra: “Mulher, moda e cinema”

Palestrante: Christian Petermann, crítico de cinema
Mediação: Fernando Zelman

Através do cinema e da figura feminina, a moda ditou tendências, apontou um novo comportamento e serviu como forte instrumento de transformação da sociedade em todo mundo. Neste contexto, esta palestra irá desvendar as mulheres e suas modas que fizeram historia na telona, bem como curiosidades envolvendo o jet set hollywoodiano, através de figuras como Carmem Miranda, Audrey Hepburn, Marilyn Monroe, Jane Fonda e muito mais.

27 de outubro | domingo – 17h
Palestra: “Tamanho G+”

Palestrante: Sylvia Braune, diretora de comunicação da G+ Models
Mediação: Fernando Zelman

Através das mãos de Sylvia Braune o tema da moda Plus Size foi colocado na pauta da nossa cultura de moda. Prometendo agitar a semana da balada SPFW, este debate revela ao grande público os processos que envolvem a carreira de modelo tamanho G+, envolvendo a seleção de modelos, cursos profissionalizantes, cotidiano e muitas curiosidades. A palestrante fala ainda sobre o movimento MODA PARA TODOS, que promove ações que visam a inclusão de modelos com medidas acima de 42 nas tradicionais passarelas.

02 de novembro | sábado - 17h
Mesa-Redonda: “Fashion Law | Direito de Moda”

Palestrantes: Dr. João Ibaixe Jr., advogado e diretor da OAB-SP; Dra. Valquíria Sabóia, advogada especialista em Fashion Law e Fernando Zelman, diretor da Galeria Central e curador independente de moda, arte e cinema.

Mediação: Danilo Blanco, artista plástico e diretor criativo da Galeria Central

Apoio institucional: OAB-SP

Grande sucesso da edição passada do Circuito de Moda e Arte e realizado em parceria com a OAB-SP, o projeto Fashion Law aborda as relações contemporâneas do direito da moda. A proposta quer ampliar o debate e aproximar os atores desses dois segmentos, com o objetivo de estimular a criação de uma legislação específica para a moda, direito autoral e a economia criativa, através deste encontro que reúne os principais nomes do direito e da indústria criativa da moda.

3 de novembro | domingo - 17h
Palestra: “Tecidos | História, tramas, tipos e usos”

Palestrante: Dinah Bueno Pezzolo, jornalista
Mediação: Fernando Zelman

Com o mesmo título do livro escrito pela carismática palestrante, esta ação é o resultado de pesquisa histórica, que revela toda a evolução da principal matéria-prima da vestimenta, abordado desde os primitivos tramados feitos manualmente de galhos e folhas, até os mais avançados métodos de tecelagem. A palestrante fala ainda das fibras naturais, dos fios inteligentes de tecidos tecnológicos, das primeiras técnicas de tingimento e das modernas formas de coloração, incluindo as estampas em voga nos séculos passados e as tendências exibidas pelos estilistas contemporâneos. Imagens belíssimas coletadas por Dinah arrematam essa palestra, que contempla a participação do público.

Serviço:
CIRCUITO DE MODA E ARTE no CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL (CCBB-SP)
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – S.Paulo/SP.
Tel.: 3113 3651/3652

Mais informações no site www.galeriacentral.org

Debates de Ideias
26 de outubro a 3 de novembro de 2013
Horário: 17 horas
Entrada franca
Capacidade: 70 lugares, com acesso para portadores de deficiência física.


Lilás Comunicação Quem Somos Serviços Novidades Sala de Imprensa Parceiros Clientes Contato Lilás no Facebook Síga-nos no Twitter Fale Conosco