Sala de Imprensa
Clipping
Cliente: UDDO Diagnósticos Médicos
Data: 13/03/2012

DENSITOMETRIA ÓSSEA AJUDA A DIAGNOSTICAR PRECOCEMENTE A OSTEOPOROSE

DENSITOMETRIA ÓSSEA AJUDA A DIAGNOSTICAR PRECOCEMENTE A OSTEOPOROSE
O exame é o método mais eficaz para detectar a doença em fase inicial, promovendo avaliação eficiente da variação da massa óssea.

A osteoporose, doença caracterizada pela redução gradual da massa óssea, deixando os ossos frágeis e suscetíveis a fraturas, atinge cerca de 10 milhões de brasileiros, segundo os dados do Ministério da Saúde. Estima-se que 40% dos pacientes portadores da doença ficam com movimentos prejudicados e 20% dos casos acabam em óbito nos primeiros seis meses após as complicações decorrentes da fratura do fêmur.

Entretanto, exames de densitometria óssea têm sido fundamentais para diagnosticar o problema precocemente, contribuindo para a prevenção e controle eficiente da doença, segundo especialistas da UDDO (serviço especializado em densitometria óssea e Medicina Nuclear).

A densitometria é o método mais simples e não invasivo, capaz de detectar pequenas variações na massa óssea e diagnosticar a doença ainda em estágio inicial. Nessa fase, os tratamentos disponíveis costumam trazer melhores resultados.

Como a osteoporose é uma doença assintomática e de evolução lenta, o primeiro exame com densitômetro deve ser feito por volta de 45 anos e repetido de um a três anos. Já nos homens, recomenda-se o exame por volta dos 65 anos ou antes, dependendo de condições clínicas e doenças associadas.

Apesar de ser mais frequente em mulheres a partir dos 60 anos, após a menopausa (quando há diminuição dos níveis de estrogênio, hormônio que ajuda a manter a massa óssea), a osteoporose pode se manifestar, em alguns casos, por volta dos 40 anos, principalmente em pacientes com doenças renais, endócrinas, hematológicas ou que utilizam constantemente determinados tipos de medicamentos, como corticoides. Por isso, é importante procurar o médico e pedir uma avaliação clínica de rotina!

www.uddo.com.br

Lilás Comunicação Quem Somos Serviços Novidades Sala de Imprensa Parceiros Clientes Contato Lilás no Facebook Síga-nos no Twitter Fale Conosco