Sala de Imprensa
Clipping
Cliente: GALERIA CENTRAL
Data: 05/01/2011

DESFILE DE MODA NAS RUAS DO CENTRO DE SÃO PAULO

DESFILE DE MODA NAS RUAS DO CENTRO DE SÃO PAULO

Enquanto a Bienal do Ibirapuera vive a euforia dos lançamentos para a moda Outono-Inverno 2011, com o São Paulo Fashion Week, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) celebra a temporada fashion com o desfile-performance ?Por Mares Nunca Dantes Navegados?, coordenado pela produtora e docente do curso de moda da UniFMU, Jô Souza.
 
O evento ? que faz parte da Mostra Cinema de Moda, uma realização do CCBB São Paulo, com patrocínio do Banco do Brasil ? acontece no próximo dia 28 e promete transformar as ruas ao redor do CCBB em passarela ao ar livre. A ação conta com apoio da SPFW.
 
Inspirado nas poesias dos escritores portugueses Luis de Camões e Fernando Pessoa, o desfile traz dez looks desenvolvidos por novos talentos da moda brasileira, entre os quais, Ana Paula Andrade, Andiara Pires, Carolina Rodrigues e Tabata Resende. Sem reproduzir figuras do passado, a coleção expressa com sensibilidade o mar, o ar e a terra vislumbrada pelos navegantes que aqui chegaram.
 
Os figurinos são valorizados por grafismos dos mapas, caligrafia das cartas que relatavam as expedições. A rigidez da alfaiataria de influência européia contrasta com tecidos mais fluidos, remodelando o novo visual social do povo brasileiro. A proposta dos estilistas é criar novas linhas a partir de trajes antigos.  
 
Gratuita e aberto ao público, a apresentação acontece às 12h30, na Rua Álvares Penteado, em frente ao CCBB até o início da Rua São Bento.
 
Roteiro da apresentação
A performance mostra esse encontro do passado com o presente de forma poética percorrendo o espaço do CCBB. Dez modelos desfilam pelas dependências do Centro Cultural Banco do Brasil e, das sacadas internas, olham para o público como pássaro à espreita do desconhecido. Descem pelo elevador desnorteadas como navios desvendando o local, até se encontrarem no átrio central do andar térreo.
Concentram-se então numa fila indiana e, divididas em dois blocos, as modelos desfilam pela Rua Álvares Penteado, contornando o CCBB até o início da Rua São Bento, e retornam pela porta principal para finalizar a apresentação. Antes de voltarem pelo mesmo caminho por onde vieram, elas formam uma espécie de quadro estático, num gestual fixo que dura o tempo necessário para flashes dos fotógrafos.
 
Outras atividades gratuitas para o público
A performance ?Por Mares Nunca Dantes Navegados? é uma das atrações da Mostra Cinema de Moda, uma realização do CCBB São Paulo, com patrocínio do Banco do Brasil. De 18 a 30 de janeiro, o ciclo também oferecerá ao público 30 produções cinematográficas que de alguma maneira influenciaram a moda de todos os tempos, além de debates e mesas redondas com profissionais ligados à moda.
A Mostra Cinema de Moda integra a multiprogramação do Circuito de Moda e Arte ? 3ª edição, idealizado e produzido por Danilo Blanco e Fernando Zelman da Galeria Central, que tem apoio institucional da SPFW - São Paulo Fashion Week, cujo objetivo é democratizar o acesso à cultura da moda. O Circuito conta ainda com exposições, desfiles, performances, encontros criativos e debates realizados em outros espaços como Casa das Rosas, Aliança Francesa (unidades Jardins, Brooklin e Centro) e Reserva Cultural.   
 
Serviço:
Desfile-performance ?Por mares nunca dantes navegados?
Duração: 20 minutos
Data: 28 de janeiro, às 12h30
Entrada franca
 
Ficha técnica:
Concepção e direção da performance: Jô Souza
Looks confeccionados: Ana Paula Andrade, Andiara Pires, Carolina Rodrigues e Tabata Resende
Produção executiva e Styling: Carolina Rodrigues, Jô Souza e Tabata Resende
Execução da roupas: Maurice Fückner
Trilha sonora: Harald Weiss
Makeup e hair: Alessandro Tierni ? assistência de Marcio Akiyoshi
Consultoria histórica: Luciano Ramos
Fotos: Daniel Malva
 
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Álvares Penteado, 112 - Centro - São Paulo
Informações: (11) 3113-3651 / 3113-3652
www.bb.com.br/cultura
www.twitter.com/ccbb_sp
 
Acesso e facilidades para pessoas com deficiência física // Ar-condicionado // Café Cafezal
 
Estacionamento conveniado - Estapar Estacionamentos
Rua da Consolação, 228 (Edifício Zarvos) - R$ 10,00 pelo período de 5 horas. Necessário carimbar o ticket na bilheteria do CCBB.
 
Van faz o transporte gratuito até as proximidades do CCBB ? embarque e desembarque na Rua da Consolação, 228 (Edifício Zarvos) e na XV de Novembro, esquina com a Rua da Quitanda, a vinte metros da entrada do CCBB.
 
Sobre Centro Cultural Banco do Brasil
Inaugurado em 21 de abril de 2001, o Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo consolidou-se como um espaço cultural de qualidade na capital paulista. Por meio de uma programação regular e de seus programas educativos, o CCBB contribui para mudar a relação do paulistano com o centro da cidade, ocupando o prédio construído em 1901, no coração histórico de São Paulo.
As atividades oferecidas contemplam as mais diversas manifestações culturais, abrangendo as áreas de artes plásticas, audiovisual, música, dança, teatro, palestras, debates e programa educativo.
 
Sobre Galeria Central
A Galeria Central é um dinâmico laboratório de ideias, sob coordenação do artista plástico Danilo Blanco e do produtor cultural Fernando Zelman, que desde 2001 direciona suas ações para produção, difusão e democratização do acesso à arte e cultura contemporânea. Seus projetos envolvem, em sinergia, o protagonismo juvenil urbano, novos talentos do ambiente acadêmico e nomes consagrados, com ênfase na mixagem de gêneros de expressão.
 
Informações para a imprensa:
LILÁS COMUNICAÇÃO (11) 3666-4893
Denise de Almeida (11) 9753-7360
Núbia Boito (11) 8315-7159
 
Assessoria de Imprensa CCBB São Paulo:
Camila Val ? (11) 3113-3623 ?  camila.val@bb.com.br
Eduardo Vasconcelos ? (11) 3113-3628 ? eudu@bb.com.br
Lilás Comunicação Quem Somos Serviços Novidades Sala de Imprensa Parceiros Clientes Contato Lilás no Facebook Síga-nos no Twitter Fale Conosco