Cliente: CASTELO
Data: 01/02/2013

DICA DA CASTELO ALIMENTOS PARA "ADOÇAR" O FINAL DE SEMANA

Confira receita de doces caramelados com vinagre de vinho branco CASTELO.

Ingredientes:

Recheio - 500g de açúcar + 1 colher (café) baunilha + 25 gemas peneiradas +
½ colher (sopa) de manteiga + 1 pitada de sal + ½ copo (americano) de água

Calda para caramelar - 500g de açúcar + ½ xícara (chá) de VINAGRE DE VINHO BRANCO CLÁSSICO CASTELO + ½ xícara (chá) de água + 1 colher (sobremesa) de glucose de milho

Frutas secas para decorar - Nozes em metades + Damasco + Ameixa sem caroço +
Tâmara sem caroço + Cerejas ao marrasquino sem calda

Modo de Preparo:

Recheio - Junte o açúcar, a água, a baunilha e leve ao fogo. Deixe ferver durante mais ou menos 12 minutos. Não mexa mais, até o ponto de borbulhar pesado. Retire do fogo e deixe esfriar. Adicione as gemas peneiradas à calda fria, junte a manteiga e a pitada de sal. Leve ao fogo novamente e mexa sempre até desgrudar do fundo da panela. Deixe esfriar, modele as bolinhas e decore a gosto.

Dica - Acrescente as nozes e cerejas depois, em cima das bolinhas. Se usar ameixa, tâmara ou damasco, enrole junto. Deixe secar por 24 horas e banhe na calda para caramelar.

Calda para caramelar - Leve ao fogo o açúcar, o vinagre, a água e a glucose. Ferva por aproximadamente 15 minutos em fogo alto até dar ponto. Teste o ponto puxando o fio na pedra untada com manteiga. Veja se está quebradiço. Desligue o fogo, espete um palito nas bolinhas e banhe os doces um a um, tirando o excesso da calda.

Coloque sobre uma pedra untada e deixe esfriar.

Dica - Se a calda endurecer durante o processo leve ao fogo novamente e esquente um pouco para amolecer. Para retirar o palito, gire-o com delicadeza, depois de esfriar. Coloque nas forminhas e arrume na bandeja.