Cliente: UDDO Diagnósticos Médicos
Data: 03/07/2013

EXAMES DETECTAM DOENÇAS CARDÍACAS 'OCULTAS'

Na UDDO, a medicina nuclear ajuda na investigação de problemas cardiovasculares não detectados pelos métodos convencionais de diagnóstico

As doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de óbito no Brasil, respondendo por mais de 30% dos casos. Geralmente, os exames de rotina ajudam a detectar precocemente os primeiros sinais da doença, auxiliando na prevenção de ataques cardíacos. Mas o que fazer quando o paciente apresenta sintomas característicos de problema do coração e os testes clínicos não revelam anormalidade?

As técnicas da medicina nuclear diagnóstica vêm sendo cada vez mais empregadas para investigar obstruções nos vasos e outros problemas fisiológicos ou anatômicos, que estão comprometendo o funcionamento do órgão. Na UDDO, rede de clínica especializada em medicina nuclear diagnóstica, os exames realizados para diagnósticos de problemas cardiovasculares já representam cerca de 60% dos procedimentos em Medicina Nuclear.

Na cintilografia do miocárdio, a avaliação é feita na câmara cintilográfica que detecta, a partir da radiação captada do paciente, as obstruções nos vasos, as áreas do coração com circulação sanguínea comprometida (isquemias) e seu grau de gravidade, a função ventricular e outros problemas que afetam o coração. O exame é feito em duas etapas, repouso e stress, e, dependendo da condição do paciente este stress pode ser com o teste ergométrico ou stress farmacológico.

O PET-CT, por sua vez, fornece informações metabólicas dos tecidos cardíacos e das funções do sistema cardiovascular, bem como dados anatômicos das artérias coronarianas. Com isso, é possível avaliar processos inflamatórios e infecciosos no coração, áreas afetadas pelo infarto e problemas de irrigação sanguínea e comprometimento ventricular, usando radiofármaco como Rubídio 82 (ainda não disponível no Brasil).

Sobre a UDDO
Fundada em 30 de setembro de 1988, a UDDO está entre as maiores clínicas especializadas em medicina nuclear diagnóstica. Anualmente, realiza cerca de 40 mil exames de medicina nuclear e 15 mil de radiologia, sempre primando pela excelência técnica e pelo atendimento personalizado a seus clientes. A sua equipe multidisciplinar é formada pelos mais conceituados e experientes profissionais da saúde, como médicos nucleares, cardiologistas, enfermeiros, físicos, químicos e outros com experiência em diferentes áreas de atuação. Além da sede na Rua Itapeva, a UDDO oferece atendimento nas unidades de medicina nuclear do Hospital Santa Casa, além do Hospital Samaritano e Instituto Brasileiro do Controle do Câncer.
www.uddo.com.br