Cliente: CRS BRANDS
Data: 27/10/2015

FÓRUM DA ÁGUA: CRS BRANDS ABORDA PROJETO DE GESTÃO AMBIENTAL COM ENGAJAMENTO DE PESSOAL

A fabricante da Sidra Cereser e outras marcas apresenta o seu “case” premiado pela Fiesp, que reduziu em 30% o consumo de água com participação dos funcionários

No dia 29 de outubro, acontece no auditório da PUC de Campinas, o “Fórum da Água – Crise hídrica e seus desafios de gestão para pessoa e negócios”, que debaterá o impacto do problema dos mananciais nas empresas e soluções viáveis. O evento é promovido pela Regional Campinas da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) e consutoria de recursos humanos Remunerar.

Durante o encontro, Luciana Tagliolatto Lopes, coordenadora de qualidade e meio ambiente da CRS Brands, fabricante brasileira de bebidas das marcas Sidra Cereser, Chuva de Prata, vinhos finos Massimiliano, vodka Kadov, entre outras, mostrará como as indústrias podem reduzir o uso de recursos naturais, sem comprometer o crescimento da produção, com apresentação do projeto “Uso sustentável da água na indústria de bebidas”, vencedor do 10º Prêmio Fiesp de Conservação e Reúso de Água, realizado neste ano.

Implementado em 2010, o programa da CRS Brands consiste em buscar constantemente soluções para promover a redução no consumo de água e emissão de efluentes, com a participação ativa de mais de 300 colaboradores da fábrica em Jundiaí (SP).

Em quatro anos, o projeto resultou em uma redução de 49% no volume de água captado do Rio Jundiaí-Mirim e economia de 30% no consumo de água tratada (que caiu de 2,48 litros de água para cada litro de bebida produzido, em 2010, para 1,73 litros para cada litro produzido atualmente). O total de economia gerada é de mais de 237 mil m3 de água; quantidade suficiente para abastecer uma cidade de 71.787 habitantes por um mês. Já no caso de geração de efluentes houve uma redução de cerca de 22%.

Voltado para empresários, pesquisadores, profissionais de recursos humanos e executivos, o Fórum da Água tem como objetivo debater a crise hídrica no âmbito empresarial e apresentar soluções, chamando atenção para necessidade de implementar melhorias no processo de produção, investir mais em gestão de pessoas e tecnologias que promovam melhor uso das fontes de água.

Segundo Marcelo Samogin, fundador e diretor da Remunerar, o Fórum da Água foi idealizado para as empresas refletirem sobre a necessidade da mudança cultural diante da escassez de recursos naturais. Recente levantamento realizado pela consultoria revela que cerca de 1660 iniciativas para reduzir o consumo de água foram implementadas pelas 337 empresas de 63 municípios do Estado de São Paulo. Porém, 52% delas não estabeleceram meta de economia de água, apesar de acreditarem de que a crise hídrica pode comprometer o plano de crescimento nos negócios. E 48% das empresas consultadas sentem falta de engajamento dos funcionários.

Serviço:
Data/horário: 29 de outubro, das 8h às 12h30
Local: PUC – Campinas – Auditório Dom Gilberto
Endereço: Rodovia Dom Pedro 1, km 136.
Capacidade: 400 lugares
Inscrição pelo site www.remunerar.com.br/inscricoes/

Sobre a CRS BRANDS

Fabricante da famosa Sidra Cereser, é dona da maior linha de envase de espumantes do mundo, com capacidade para produzir até 65 mil litros/hora. Uma das mais expressivas indústrias brasileiras de bebidas alcoólicas da América Latina, é também detentora das marcas Chuva de Prata, do vermouth Cortezano, das vodkas Kadov e Roskoff, aguardente 88, aperitivo com malte whisky Chanceler, além dos tradicionais vinhos Dom Bosco e Massimiliano.

Com unidades fabris em Jundiaí (SP) e em Suape (PE), que juntas somam capacidade para armazenar até 20 milhões de litros, seus produtos são exportados para mais de 40 países na América Latina, África e Ásia.