Cliente: FRONIUS
Data: 23/03/2020

INVERSOR SOLAR E ACUMULADOR DE BATERIA FRONIUS ATINGEM MÁXIMA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Os modelos Symo GEN24 10.0 Plus e a BYD Battery-Box H11.5 conquistaram as primeiras colocações em estudo realizado por universidade alemã

Um estudo realizado pela Universidade de Ciências Aplicadas de Berlim, na Alemanha, inspecionou, por meio de institutos de teste independentes, a eficiência geral de 21 sistemas de armazenamento doméstico de energia e analisou a interação entre inversores fotovoltaicos e acumuladores de bateria de 14 fabricantes. Nos dois casos, os produtos Fronius alcançaram o mais alto desempenho verificado até hoje.
O inversor híbrido Fronius Symo GEN24 10.0 Plus e a BYD Battery-Box H11.5 conquistaram, respectivamente, o primeiro e o segundo lugar na “Inspeção de armazenamento de energia 2020“ realizada pela universidade.
A avaliação foi baseada em dois casos de referência distintos: um deles combinou um sistema fotovoltaico 10 kWp com bomba de calor e carro elétrico, considerando um consumo doméstico médio anual de 5010 kW/h. O segundo caso de referência, mais enxuto, analisou o SPI para um sistema fotovoltaico de 5 kWp com o mesmo consumo doméstico anual que no cenário de 10 kWp.
Na categoria de 10 kWp, a combinação do inversor híbrido Fronius GEN24 10.0 Plus com a BYD Battery-Box H11.5 convenceu o júri e atingiu um valor de SPI de 94%, o que nunca foi verificado antes. Classificada em primeiro lugar, é a única combinação que atingiu a classe de eficiência energética A e tem um desempenho claramente superior a outros sistemas. A dupla também teve um excelente desempenho na classe de 5 kWp e, com 92,3%, ficou perto do vencedor, no segundo lugar. Apenas os dois alcançaram eficiência energética classe A nesta categoria.
O estudo, que quantifica a eficiência geral com o Índice de Desempenho do Sistema SPI (System Performance Index), destaca quão importante é a eficiência energética dos sistemas de armazenamento de energia solar e atestou que “em um sistema menos eficiente testado, quase 1100 quilowatts-hora são perdidos anualmente devido a altas perdas na conversão, 600 quilowatts-hora a mais que o vencedor da Fronius“.

Sobre a Fronius Solar Energy
A Unidade de Negócios Solar Energy da Fronius desenvolve desde 1992 soluções de energia sobre questões fotovoltaicas e vende os seus produtos em uma rede de competência global para parceiros de instalação, serviço e distribuidores. Mais de 24 filiais Solar Energy, uma taxa de exportação de mais de 95% e um desempenho geral de inversores instalados de mais de 17 Gigawatts falam por si só. 24 horas de sol é o nosso grande objetivo e a Fronius trabalha diariamente para atingir a visão de um futuro onde todas as necessidades de energia do mundo são 100% cobertas. Para isso, a Fronius desenvolve soluções de energia para gerar, armazenar, distribuir e consumir energia solar de forma eficiente e inteligente.

Sobre a Fronius International GmbH
A Fronius International é uma empresa austríaca com sede em Pettenbach e outras unidades situadas em Wels, Thalheim, Steinhaus e Sattledt. Fundada por Günter Fronius em 1945, a tradicional empresa comemora seus 75 anos em 2020. A microempresa regional se transformou numa Global Player, com mais de 4.760 funcionários mundo afora, que atua hoje nas áreas de tecnologia de soldagem, fotovoltaica e tecnologia de carregamento de baterias. A participação nas exportações de cerca de 92% é obtida com 30 empresas internacionais da Fronius e distribuidores/representantes em mais de 60 países. Com produtos inovadores, prestação de serviços e 1.253 patentes ativas, a Fronius é líder em tecnologia no mercado mundial.