Sala de Imprensa
Clipping
Cliente: UDDO Diagnósticos Médicos
Data: 03/03/2016

MEDICINA NUCLEAR TORNA DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DE CÂNCER MAIS EFICAZES

MEDICINA NUCLEAR TORNA DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DE CÂNCER MAIS EFICAZES
UDDO ressalta como as técnicas com radiação tornam mais assertivos o diagnóstico e terapia contra os tumores mamários, colo de útero e tireoide



O Dia Internacional da Mulher também é ocasião para refletir sobre o direito aos cuidados com a saúde. Cada vez mais, os recursos da medicina nuclear estão sendo usados para se obter diagnóstico preciso ou tratar de doenças graves que mais atingem as mulheres, como o câncer de mama, do colo de útero, e, até tumores e disfunções na tireoide.

“Entre as mais modernas armas na avaliação do câncer, as técnicas da medicina nuclear, através da imagem molecular, vêm se popularizando com a cobertura dos planos de saúde privados e do SUS”, lembra Shlomo Lewin, médico nuclear e sócio-fundador da UDDO Diagnósticos, rede de clínicas especializada em medicina nuclear diagnóstica e pioneira do segmento no país.

Exames de imagem molecular utilizam substâncias com radiação em níveis seguros, conhecidas como radiofármacos. A avaliação do paciente é feita a partir da administração destes radiofármacos, que agem como ‘contraste’. Essas substâncias são absorvidas pelas células cancerígenas e emitem radiação que é captada por equipamentos específicos.

Entre as técnicas usadas por excelência na investigação de sinais de câncer de mama e colo de útero está o PET-CT, equipamento que reúne recursos da tomografia por emissão de pósitrons (PET) e da tomografia computadorizada (CT). O sistema detecta tumores microscópicos e nódulos ocultos, confirmando a sua malignidade, bem como a localização exata e a extensão atingida pelas células cancerígenas.

Outro aliado na luta contra o câncer, especialmente de mama, o exame de cintilografia para pesquisa de linfonodo sentinela combina método de diagnóstico por imagem da gama câmara e biópsia para detectar os primeiros gânglios linfáticos atingidos pelas células tumorais, por onde a doença costuma se alastrar. A técnica revela se há presença de sinais de metástase e pode até evitar extração desnecessária de toda cadeia linfática, reduzindo significativamente o risco de complicações às pacientes.

Já na parte de terapia, a UDDO Diagnósticos destaca a radioiodoterapia, para tratamento de tumores e outras disfunções da tireoide (como o hipertireoidismo), cujas incidências são muito maiores entre mulheres de faixas etárias diversas.

A UDDO Diagnósticos atende em sua sede na Rua Itapeva, 366 (Bela Vista) e mais três unidades na capital: Hospital Samaritano, Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC) e na Santa Casa de São Paulo.



Serviço

Central de Agendamento UDDO (11) 3254-6800



Sobre a UDDO

Fundada em 30 de setembro de 1988, a UDDO está entre as maiores clínicas especializadas em medicina nuclear diagnóstica. Anualmente, realiza cerca de 40 mil exames de medicina nuclear e 15 mil de radiologia, sempre primando pela excelência técnica e pelo atendimento personalizado a seus clientes. A sua equipe multidisciplinar é formada pelos mais conceituados e experientes profissionais da saúde, como médicos nucleares, cardiologistas, enfermeiros, físicos, químicos, entre outros especialistas de diferentes áreas de atuação. Além da sede na Rua Itapeva, a UDDO oferece atendimento nas unidades de medicina nuclear do Hospital Santa Casa, além do Hospital Samaritano e Instituto Brasileiro do Controle do Câncer. Para saber mais, acesse: www.uddo.com.br



Lilás Comunicação Quem Somos Serviços Novidades Sala de Imprensa Parceiros Clientes Contato Lilás no Facebook Síga-nos no Twitter Fale Conosco