Cliente: CERESER
Data: 20/08/2013

MERCADOS DE VINHOS FINOS E ESPUMANTES SÃO ALVOS DA CERESER

A empresa anuncia o maior investimento voltado ao lançamento de produtos nos últimos dez anos, para conquistar novo perfil de público

O mercado brasileiro comercializou em 2012 mais de 33 milhões de litros de vinhos finos e espumantes da Serra Gaúcha, 2,4% a mais do que no período anterior, segundo os dados do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho). E as projeções indicam que as vendas devem atingir 40 milhões de litros até 2016.
Disposta a conquistar uma fatia deste setor, a Cereser, uma das principais fabricantes brasileiras de bebidas, acaba de investir R$ 2,5 milhões para produção de novos rótulos da marca Massimiliano, em parceria estratégica com a Cooperativa Vinícola São João, de Farroupilha (RS), com tradição de mais de 80 anos na elaboração de vinhos finos.
“Trata-se do maior investimento da Cereser voltado para lançamento de produtos nos últimos dez anos”, ressalta José Fontelles, diretor comercial da empresa. Entre as novidades que estão chegando neste ano estão os varietais (produzidos apenas com um tipo de uva vinífera) Massimiliano Cabernet Sauvignon e Massimiliano Chardonnay, além dos espumantes Massimiliano Brut Charmat e Massimiliano Demi-Sec.
Segundo o executivo, o objetivo é conquistar um novo segmento de mercado, com consumidores mais elitizados e de paladar mais exigente. “Estamos diversificando o nosso público-alvo. Nos últimos anos, a Cereser vem trabalhando no processo para agregar valor ao seu portfólio. O segmento de vinhos finos e espumantes representa uma oportunidade muito interessante e com forte potencial de crescimento”.
A nova linha de produtos estará à venda a partir de setembro, visando atender as festas de fim de ano, período de maior consumo de vinhos e espumantes. A empresa estima que a marca seja responsável por 20% da receita da categoria de vinhos da Cereser em três anos.
Maior competitividade
A parceria com a Cooperativa Vinícola São João permitirá à Cereser fornecer ao mercado um volume maior de vinhos de uvas viníferas de alto padrão de qualidade dos melhores produtos da Serra Gaúcha com preços competitivos. “Esse esforço conjunto, unindo o que há de melhor das duas empresas, trará maior poder de competitividade para disputar um espaço no segmento”, afirma Fontelles.
Pelo acordo, a Cereser investe na modernização da planta industrial, instalada na vinícola de Farroupilha, e na estrutura de distribuição. E a Vinícola São João, por sua vez, contribuirá com sua expertise no cultivo de uvas viníferas, na elaboração dos vinhos e processo de envase, para ampliação da família Massimiliano.
Com os novos maquinários, importados da Itália, a vinícola da Serra Gaúcha terá capacidade para produzir 100 mil caixas de espumantes por ano, trabalhando com um turno. A Vinícola São João atuará como terceira unidade industrial da Cereser, porém, com autonomia para fabricar seus próprios produtos com o mesmo padrão de qualidade da linha Massimiliano.