Sala de Imprensa
Clipping
Cliente: UDDO Diagnósticos Médicos
Data: 22/03/2012

MÉTODO DETECTA METÁSTASE DE CÂNCER DURANTE ATO CIRÚRGICO

Equipamento da UDDO dá suporte às cirurgias radioguiadas, levando recursos avançados da Medicina Nuclear Diagnóstica a qualquer hospital da Grande São Paulo

Esta é a proposta do Hand Held Gamma Probe – UDDO, rede de serviço especializado, que inova ao atender o paciente e proporcionar aos centros cirúrgicos uma equipe multidisciplinar com o gamma-probe (sonda portátil com detector de radioatividade), que auxilia os cirurgiões na localização de lesões ocultas e detecção do linfonodo sentinela. Este serviço especializado já atinge a marca dos 1200 atendimentos ao ano, atuando em mais de 40 centros cirúrgicos da região.

O serviço especializado Hand Held Gamma Probe – UDDO foi implementado com o objetivo de disponibilizar esta técnica de ponta aos médicos que não contam com esta tecnologia de medicina nuclear diagnóstica nos hospitais em que operam, como também aos pacientes cujos planos de saúde não cobrem este serviço no centro cirúrgico em que serão tratados. “Com os procedimentos da Medicina Nuclear, incluindo linfocintilografia e cirurgia radioguiada com o gamma-probe, o cirurgião pode extrair, de forma mais precisa, tumores e lesões, além de gânglios com sinais microscópicos de câncer, que não podem ser visualizados ou apalpados”, explica a Dra. Verena Ribeiro, Médica Nuclear da UDDO.

Acompanhamento total ao paciente – O atendimento começa nas unidades clínicas da UDDO. Neste primeiro momento, que ocorre na véspera ou mesmo no dia da cirurgia, é administrada ao paciente uma dose do marcador radioativo (radiofármaco). No segundo momento, a equipe da UDDO se desloca até o centro cirúrgico com o gamma-probe, que será utilizado para localização exata da lesão pelo cirurgião.

Dotado de sonda e detector, o gamma-probe capta a radiação emitida pela área suspeita de tumor, possibilitando sua localização exata e ressecção pelo cirurgião. Com este equipamento é possível, por exemplo, detectar lesões (como nódulos não palpáveis ou áreas de microcalcificações) e tumor oculto na mama, permitindo maior precocidade e precisão no diagnóstico e tratamento destas patologias.

O gamma-probe também é usado para pesquisa do linfonodo sentinela, que é o primeiro linfonodo de uma cadeia que recebe a drenagem linfática do tumor. Dessa forma o estudo anatomopatológico do linfonodo sentinela permite predizer o estado de toda a cadeia linfonodal e indicado ao cirurgião qual é o linfonodo sentinela (entre os vários linfonodos daquela cadeia), proporcionando direcionamento na conduta, possibilitando menor tempo de cirurgia e evitando a extração desnecessária de toda a cadeia linfonodal, diminuindo a morbidade do paciente pós-cirurgia. A pesquisa do linfonodo sentinela é utilizada em diversos tumores como câncer de mama, melanoma, tumores em cabeça e pescoço, pênis, vulva, sistema gastrointestinal, útero, entre outros.

O serviço especializado Hand Held Gamma –Probe da UDDO conta com uma equipe fixa de profissionais, incluindo médicos nucleares, radiologistas, biomédicos e enfermagem, e quatro equipes que vão ao centro cirúrgico no hospital de escolha do médico requisitante. Desse modo, a equipe da UDDO acompanha o paciente desde o início do procedimento até o final da cirurgia, permitindo total interação entre os especialistas.

A UDDO conta ainda com uma linha de atendimento exclusiva para este tipo de paciente e o serviço deve ser agendado antecipadamente, através do telefone (11) 3254 6800.

Sobre a UDDO
Fundada em 30 de setembro de 1988, a UDDO está entre as maiores clínicas especializadas em medicina nuclear diagnóstica e tratamento com radiofármacos. Anualmente realiza 40 mil exames de medicina nuclear e 15 mil exames de radiologia, sempre primando pela excelência técnica e pelo atendimento personalizado a seus clientes. A sua equipe multidisciplinar é formada pelos mais conceituados e experientes profissionais da saúde, como médicos nucleares, radiologistas, cardiologistas, físicos, químicos, biomédicos, e enfermeiros, com experiência em diferentes áreas de atuação. Além da sede situada na rua Itapeva, a UDDO oferece atendimento nas unidades do Hospital da Santa Casa de São Paulo, Hospital Santa Izabel e Instituto Arnaldo Vieira de Carvalho, Hospital Samaritano e Instituto Brasileiro de Controle do Câncer.



Lilás Comunicação Quem Somos Serviços Novidades Sala de Imprensa Parceiros Clientes Contato Lilás no Facebook Síga-nos no Twitter Fale Conosco