Cliente: FRONIUS
Data: 20/04/2020

NOVA TECNOLOGIA FRONIUS TORNA A SOLDAGEM ROBÓTICA MAIS EFICIENTE

WireSense é o sistema que transforma o eletrodo em sensor e verifica a posição do componente antes de cada solda, possibilitando economia de tempo e dinheiro

Desvios de componentes, como intervalos de ar variáveis ou tolerâncias de fixação, podem causar problemas de soldagem. Na pior das hipóteses, esses desvios resultam em uma alteração na posição da soldagem e causam falta de fusão na costura da solda. Por esse motivo, muitas empresas de manufatura usam dispositivos ópticos de medição para soldagem robótica. Mas, além de serem caros, eles também restringem significativamente a acessibilidade dos componentes, precisam de limpeza regular e exigem calibração adicional entre o Tool Center Point (TCP) e o sensor.
Atenta a estas dificuldades, a Fronius, empresa austríaca líder em inovação em solda por arco voltaico e também líder global em soldagem robotizada, oferece uma alternativa precisa e fácil. Trata-se do WireSense, um sistema de assistência que torna a soldagem robótica mais eficiente, onde o eletrodo de arame é transformado em sensor, verificando a posição do componente antes de cada solda. Com isso, as imprecisões de fabricação podem ser compensadas e, com a detecção confiável das alturas e posições reais das bordas da chapa, são obtidos melhores resultados de soldagem.
“O retrabalho e as rejeições de componentes são amplamente eliminados, enquanto dispositivos de medição ópticos adicionais se tornam desnecessários, resultando em economia significativa de tempo e custo”, relata Cláudio Sá, gerente comercial da Unidade de Perfect Welding da Fronius do Brasil.
Cláudio explica que a tecnologia WireSense não requer nenhum componente adicional de hardware, já que o eletrodo é usado como sensor. “A tocha de soldagem varre o componente com um movimento do fio de inversão e o sistema envia as informações de altura e posição da borda ao robô, que ajusta o processo de costura da solda”, diz. As arestas são detectadas a partir de uma altura de 0,5 milímetros.
O sistema de assistência WireSense, portanto, permite que o robô determine as condições reais dos componentes para acessar os parâmetros de soldagem adequados, otimizando o tempo de trabalho do soldador.
Dessa forma, a nova tecnologia WireSense garante que a soldagem seja sempre realizada na posição exata da costura de solda. Inspeções visuais finais, retrabalho e rejeições de componentes podem ser significativamente reduzidas, resultando em economia de tempo e sérias reduções de custo.
“O WireSense pode ser usado com qualquer sistema de soldagem TPS / i da Fronius configurado para o uso do processo de soldagem CMT. Mas, a adaptação dos sistemas de soldagem existentes é possível a qualquer momento, devido à sua flexibilidade”, finaliza Cláudio Sá.

Sobre a Fronius
Reconhecida como líder em inovação e tecnologia, a Fronius foi fundada na Áustria em 1945 e hoje está presente em mais de 30 países por meio de filiais e em mais de 60 países por distribuidores e representantes. Há mais de 20 anos atuando no mercado brasileiro, a Fronius do Brasil é composta de três unidades de negócios: Energia Solar; Tecnologia de Soldagem e Carregadores de Baterias para todos os tipos de veículos e para centros de distribuição. No Brasil, a sede da empresa está localizada em São Bernardo do Campo (SP), onde conta com uma equipe de mais de 100 profissionais, além de mais de 30 representantes e filiais em todo território nacional.
Saiba mais em: https://www.fronius.com/pt-br/brasil

Perfect Welding
A unidade de negócios Perfect Welding da Fronius é líder mundial em tecnologia de soldagem por arco voltaico e robótica, dominando todo o espectro: soldagem por eletrodo revestido, TIG, MIG/MAG, plasma e LaserHybrid. Como fornecedor de sistemas, o setor Fronius Welding Automation também realiza soluções personalizadas completas para soldagem automatizada, de acordo com a necessidade e tipo de peça que o cliente produz. Fontes de solda para aplicação manual, acessórios de solda e uma ampla gama de serviços completam o portfólio. Com mais de 1.000 distribuidores ao redor do mundo, a Fronius Perfect Welding está sempre próxima dos clientes.