Sala de Imprensa
Clipping
Cliente: SANTUÁRIO DO MELHOR AMIGO
Data: 06/03/2009

SANTUÁRIO DO MELHOR AMIGO: ABRIGO COMPLETA 12 ANOS DE DEDICAÇÃO AOS ANIMAIS ABANDONADOS

SANTUÁRIO DO MELHOR AMIGO: ABRIGO COMPLETA 12 ANOS DE DEDICAÇÃO AOS ANIMAIS ABANDONADOS

A quantidade de cães e gatos abandonados em Salvador e arredores surpreende: segundo estimativas da prefeitura, de 40 a 200 mil animais estão atualmente largados na rua, por motivos variados e sob as mais diversas condições de saúde e sortilégios. Esse número, aliás, poderia ser muito maior, não fosse pela iniciativa de Renilce Cavalcanti, empresária da região que, há doze anos, começou a se preocupar com os bichos abandonados e, com recursos próprios, passou a cuidar daqueles que cruzavam o seu caminho.
 
A paixão da empresária tomou vulto e hoje já somam 1,2 mil cães e 230 gatos, recolhidos um a um por Renilce e acomodados confortavelmente em uma área de 5.500 m2, num sítio nos arredores de Salvador (BA), construído especialmente para abrigar os animais.
 
Para assisti-los, o Santuário do Melhor Amigo conta com staff de 28 funcionários e mais quatro veterinários que se revezam no atendimento. Todos os cães e gatos recebem tratamento diário, banho, tosa, alimentação com rações balanceadas (inclusive terapêuticas para aqueles que precisam de atendimento especial) e medicamento, quando necessário. Por princípio, todos os medicamentos e rações oferecidos aos ?moradores? do Santuário são de primeira linha.
 
Diferente de outros abrigos, a missão do Santuário do Melhor Amigo não é a de encontrar um lar para eles e estimular a adoção. ?O lar destes animais é o Santuário?, fala Renilce ao explicar que a passagem dos bichinhos por ali não é provisória. ?Nossa preocupação é oferecer qualidade de vida a eles, que necessitam de cuidados e, sobretudo, de carinho?. Tanto que o abrigo não aceita doação de cães e gatos. Não só pelo fato de não ter a intenção de se tornar um depósito de animais e transgredir os princípios do projeto, mas também por não haver espaço físico suficiente para mantê-los.
 
Preocupação com o futuro
 
Conscientizar a população de que maus tratos e abandono dos animais também é crime é uma das propostas do Santuário do Melhor Amigo, que também tem como objetivo dar vida digna a estes seres, sempre buscando excelência nos cuidados diários. Para se ter uma idéia da dimensão de tais cuidados, há um consumo de mensal de 7 toneladas de ração, gastos de R$ 12 mil em remédios, além de manutenção da infra-estrutura. Tudo bancado com recursos próprios e de familiares.
 
?Entre 10 e 15% da população residente hoje no Santuário está entrando na velhice, o que inspira um maior cuidado bem como a utilização de medicamentos, rações e exames mais adequados,  tais como os seres humanos?, ressalta Renilce.
 
No intuito de continuar atendendo os animais com o maior conforto possível, bem como oferecer rações e medicamentos de última geração, o Santuário aceita doações e está aberto a parcerias, tanto de particulares como também de empresas dispostas a ajudar. O e-mail para comunicação é contato@santuariodomelhoramigo.com.br.
 
Lilás Comunicação Quem Somos Serviços Novidades Sala de Imprensa Parceiros Clientes Contato Lilás no Facebook Síga-nos no Twitter Fale Conosco