Cliente: GI GROUP BRASIL
Data: 23/07/2018

TÁTICAS PARA QUEM PROCURA EMPREGO: DICAS DA GI GROUP

A multinacional de recursos humanos dá dicas para ajudar a aumentar as chances de conseguir uma vaga no mercado de trabalho

Hoje, mais de 13 milhões de pessoas estão disputando uma colocação no mercado de trabalho, segundo as recentes estimativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Além das formas convencionais de procurar emprego, algumas atitudes podem fazer toda diferença no processo de seleção, segundo Fabrício Valim, gerente de clientes globais da Gi Group Brasil, filial da multinacional italiana de recursos humanos.

“Geralmente, as pessoas buscam as oportunidades nos classificados de empregos ou enviando o currículo aleatoriamente para as empresas. Mas o que a maioria não faz é pesquisar as companhias em que gostaria de trabalhar”, afirma o executivo. Assim, Valim selecionou cinco passos que podem ajudar a aumentar as chances de conseguir uma vaga:

1º - Elaboração do currículo: prepare um currículo objetivo e simples, sem erros gramaticais, destacando as experiências profissionais, pontos fortes e conquistas. Quem não tem experiência profissional pode valorizar o seu perfil citando trabalhos voluntários que realizou e principais habilidades.

2º - Defina as empresas ‘alvos’: concentre o envio dos currículos nas empresas em que gostaria de trabalhar. Faça uma lista de no máximo 10 companhias e pesquise tudo sobre ela (histórico, inovações, desempenho no mercado, estratégia, notícias recentes, etc). Use esse conhecimento e cite as razões pelas quais gostaria de trabalhar na organização, para valorizar a carta de apresentação e impressionar o recrutador na hora da entrevista.

3º - Monte uma rede de contatos: durante a pesquisa, procure descobrir amigos e parentes que trabalham nessas companhias ou pessoas que conheçam algum colaborador que atuem lá. Entre em contato com essas pessoas, explique que está em busca de uma colocação, porque quer trabalhar na empresa, pergunte se sabe de alguma vaga em aberto para o cargo desejado e, caso possível, peça uma recomendação.

4º - Use as redes sociais a seu favor: procure as oportunidades nas páginas e nos grupos que divulgam vagas de emprego na sua área. Assim como o currículo, monte o seu perfil no Linkedin postando uma foto que reflita a sua imagem profissional e informações verdadeiras, destacando a sua formação, experiência e qualificações. Depois, construa uma rede de contatos estratégicos, para que o seu perfil seja visto e facilmente encontrado por profissionais do mercado de atuação.

5º - Seja você mesmo na entrevista de emprego: conte sua história verdadeira, de forma objetiva, sem manipular os fatos. Acrescente valores à entrevista, ressaltando o seu conhecimento sobre a empresa na qual está buscando oportunidade de trabalho, as suas características, habilidades, realizações e experiências profissionais e em atividades fora do trabalho, que mostrem os seus pontos positivos. Exemplo: facilidade em aprender idioma, de lidar com público ou organizar eventos.

Sobre Gi Group

Gi Group é um dos líderes globais em soluções dedicadas ao desenvolvimento do mercado de trabalho com forte destaque nas atividades de Recrutamento e Seleção, Administração de Temporários, projetos de Terceirização (Outsourcing), Marketing Promocional, Treinamento e Consultoria Empresarial em Desenvolvimento Organizacional e Programa de Estágios.

No início de 2007, o Gi Group começou o seu programa de internacionalização que levou o grupo a estar hoje presente em mais de 50 países na Europa, América e Ásia. A companhia também é membro corporativo global da WEC, a Confederação Internacional das Agências de Emprego, que reúne seis outras multinacionais do setor.O grupo tem faturamento 2 bilhões de euros, e atende mais de 20.000 empresas através de 600 filiais em todo mundo e mais de 3000 funcionários diretos.

www.gigroup.com.br