Cliente: VIDROPORTO
Data: 24/03/2015

VIDROPORTO INVESTE NA SUSTENTABILIDADE PARA SER COMPETITIVA

Dona da primeira usina de beneficiamento de cacos, a fabricante de embalagem amplia em 150% a produção de garrafas com vidro reciclado.

Para Vidroporto, uma das maiores fabricantes brasileira de embalagem de vidro, a sustentabilidade não representa apenas uma medida de preservação ambiental. Trata-se de um requisito fundamental para produzir melhor, de forma limpa e competir em pé de igualdade no mercado dominado por grandes multinacionais.

A empresa acaba de completar mais uma etapa do processo de modernização com a instalação da sua terceira linha de produção, que consumiu um investimento de 60 milhões de euros. Assim como outros fornos da fábrica, nova planta industrial conta com a retaguarda da primeira usina de beneficiamento de cacos de vidro do país.

Com essa estrutura, a capacidade de produção da indústria, instalada em Porto Ferreira (SP), salta dos 22 milhões de garrafas ao mês para 55 milhões mensais, um aumento de 150%. Todas as embalagens têm em sua composição cerca de 60% de vidro reciclado e 40% de material novo.

Iniciativa pioneira – Instada em agosto de 2013, a usina de beneficiamento de caco de vidro da Vidroporto é a primeira usina do gênero totalmente automatizada. Equipada com maquinário importado da Espanha, a usina recupera 100 toneladas de vidro por ano com mais de 99% de pureza.

"A utilização do caco reciclável deixa a indústria do vidro na vanguarda da indústria de embalagens, porque além de reduz a degradação do meio ambiente na utilização de matérias primas virgens, também gera menor consumo de gás natural e energia elétrica, que são os principais insumos da fabricação do vidro”, de acordo com Edson Rossi, diretor presidente da Vidroporto.

As garrafas descartadas são provenientes de cerca de 60 fornecedores, entre empresas de sucatas e cooperativas de lixo reciclável até catadores independentes. Para garantir mais auto-suficiência em matéria-prima, a Vidroporto realiza trabalho de prospecção e coleta de vidro na região de Porto Ferreira com seus caminhões próprios.

Com a tecnologia de ponta para produção de embalagens, o uso de vidro reciclado resulta em garrafas mais leves e ao mesmo tempo seguros, com grande apelo mercadológico, que é a sustentabilidade.

Sobre Vidroporto

Empresa brasileira controlada pelo Grupo Salzano, a Vidroporto fabrica, desde 1981, embalagens em vidro para atender todas as categorias do segmento de bebidas e alimentos. Atualmente, a indústria fornece seus produtos para indústrias de cerveja, cachaça, vinhos, vermute, conhaques, sucos, refrigerantes e azeite, de todo o país, especialmente das regiões centro-sul. A sua fábrica instalada em Porto Ferreira, interior de São Paulo, ocupa uma área superior a 300 mil m2, com aproximadamente 50 mil m2 de área construída, e emprega diretamente cerca de 500 pessoas. A Vidroporto é única indústria de vidro no Brasil que possui usina de beneficiamento de caco. Esta unidade de reciclagem possibilita à companhia uma maior reutilização de cacos de vidro como matéria-prima, o que colabora na preservação ambiental.