A especialista em mindfulness, Juliana Romantini compartilha práticas naturais que podem ser facilmente incorporadas no dia a dia da mulher, tornando-se grandes aliadas na proteção contra diversas doenças, inclusive, o câncer de mama
A saúde da mulher é um tema de extrema relevância, e ao longo dos anos, grandes avanços foram alcançados, garantindo a elas o acesso a diagnósticos, tratamentos e informações sobre como cuidar de seu bem-estar físico e mental.
Nesse contexto, o câncer segue sendo uma das principais preocupações, especialmente o câncer de mama, que permanece como a principal causa de morte entre mulheres no Brasil e no mundo. Diante desse cenário, adotar medidas preventivas continua sendo fundamental, permitindo que as mulheres cuidem de sua saúde de maneira integral e proativa.
O Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama, é uma grande oportunidade para destacar como essa doença pode ser evitada por meio de atitudes que vão além dos exames regulares.
“O impacto do câncer de mama ainda é significativo na vida das mulheres, mas somos muito mais do que a enfermidade. A saúde feminina vai além da luta contra a doença e passa por práticas de autocuidado e prevenção que integram corpo e mente. Nesse contexto, existem ferramentas naturais poderosas, validadas cientificamente, que podem contribuir para a prevenção do câncer de mama, entre elas, a prática regular de atividades físicas, o contato com a natureza e a atenção plena”, explica Juliana Romantini, treinadora corpo & mente, especialista em Mindfulness, habilitada em Medicina do Estilo de Vida por Harvard e criadora do método Prática Integral.
Segundo ela, o ato de se exercitar envolve muito mais do que simplesmente manter o peso corporal. “Quando nos movimentamos, o corpo libera miocinas – substâncias com propriedades anti-inflamatórias – que ajudam a inibir o crescimento de células tumorais, além de fortalecer os sistemas imunológico e cardiovascular. Essas moléculas naturais atuam como um verdadeiro escudo protetor para o organismo, e o simples hábito de incluir exercícios na rotina pode criar uma barreira contra o surgimento de diversas doenças, incluindo o câncer de mama”, acrescenta Romantini.
Além do movimento, o contato com a natureza também é altamente benéfico para a saúde da mulher e para a prevenção de doenças. Passar tempo ao ar livre reduz o estresse e melhora os níveis de vitamina D, um nutriente fundamental para o bom funcionamento do sistema imunológico. A exposição moderada ao sol, em combinação com momentos de pausa e relaxamento em ambientes naturais, também contribui para a regulação do corpo e da mente, criando uma base sólida para maior bem-estar.
O poder do mindfulness – Outro ponto que merece destaque na prevenção do câncer é a saúde mental. O estresse e a ansiedade são fatores que podem impactar negativamente o organismo, enfraquecendo o sistema imunológico e abrindo espaço para o desenvolvimento de diversos tipos de cânceres.
Práticas como a meditação de atenção plena (mindfulness), segundo a treinadora, têm se mostrado eficazes na redução do estresse e no fortalecimento emocional. A meditação ajuda a melhorar a qualidade do sono, regula as emoções e traz alívio para dores físicas, ao mesmo tempo em que fortalece o sistema imunológico. Através dessa prática, as mulheres podem se proteger não apenas contra o câncer de mama, mas também contra outros problemas de saúde, criando um estado de equilíbrio entre corpo e mente.
“Prevenção é um estilo de vida. Como especialista em desenvolvimento corpo & mente, testemunhei o impacto transformador dessas práticas na vida de inúmeras mulheres, e posso dizer que o câncer de mama não define quem você é, mas sim o que você faz pelo seu bem-estar. Buscar saúde significa adotar práticas que envolvem o autocuidado diário, criando um caminho de equilíbrio e bem-estar que pode fazer toda a diferença na jornada para uma vida mais saudável e plena”, conclui Romantini.